Vale do São Francisco pode produzir este mês 200 mil toneladas de frutas
Para otimizar o atendimento aos produtores do Vale do São Francisco, o ITEP possui uma unidade comercial em Petrolina
Postado em 29/10/2018 2018 11:32 , Economia. Atualizado em 29/10/2018 11:32
Pernambuco está em plena safra de manga e uva. Até o final de novembro, o Vale do São Francisco deve produzir quase 200 mil toneladas das frutas, destinadas tanto para abastecimento do mercado interno quanto para exportação. Atestar a qualidade da produção de acordo com os critérios exigidos pelo mercado, é de suma importância para garantir espaço, em especial fora do país. O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), referência na área, realiza análises de resíduos de agrotóxicos e contaminantes com avaliação minuciosa de mais de 500 compostos, atendendo aos padrões internacionais de qualidade e rastreabilidade.
Para otimizar o atendimento aos produtores do Vale do São Francisco, o ITEP possui uma unidade comercial em Petrolina. Além de variedades de manga e uva, o instituto também tem recebido remessas de outras frutas para análise, como melão e melancia. O ITEP possui o único laboratório do Brasil considerado de alto padrão pelo pelo Food and Veterinary Office, da União Europeia. As análises realizadas são acreditadas (ISO/IEC 17025) e credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Anvisa e Inmetro.
Atualmente, o Vale do São Francisco é responsável por 99% de toda exportação nacional de uva e 85% de todas as mangas exportadas pelo Brasil, de acordo com informações da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). Para continuar atendendo o mercado com excelência, o ITEP desenvolve pesquisas, investe na constate atualização de infraestrutura e especialização dos profissionais e participa de feiras e eventos científicos no Brasil e exterior.