Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de outubro de 2020

Cinema

Festival Cine PE ocupa Cinema são Luiz em Recife (PE)

O Cine PE ocupará o Cinema São Luiz de 29 de julho a 4 de agosto

Postado em 02/08/2019 2019 17:58 , Cinema. Atualizado em 02/08/2019 18:32

O Cine PE ocupará o Cinema São Luiz de 29 de julho a 4 de agosto

Uma das maiores vitrines da produção audiovisual do Brasil, o CINE PE – Festival do Audiovisual realiza sua 23ª edição entre os dias 29 de julho e 4 de agosto.

Novamente o Cinema São Luiz, equipamento cultural . Confira aqui a programação completa do Cine PE.

Dos 892 filmes inscritos para as mostras competitivas, número 77,33% maior em relação a 2018, que foi de 503 filmes, seis longas, sendo três na categoria ficção e três na categoria documentário, estarão juntos na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, sete títulos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e dezenove na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

Os seis longas nacionais selecionados para a mostra competitiva foram as ficções “Um e oitenta e seis avos” ( RJ) de Felipe Leibold; “Abraço” (BA), de DF Fiuza; e “Teoria do ímpeto” (DF), de Marcelo R. Faria e Rafael Moura; e os documentários “Espero tua (re)volta” (SP), de Eliza Capai; “O corpo é nosso!” (RJ), de Theresa Jessouroun; e “Vidas descartáveis” (RJ), Alexandre Valenti e Alberto Graça. (Veja abaixo a lista completa de selecionados e detalhes).

Para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais foram selecionadas 19 produções do Maranhão, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

 

Mostra Infantil – Os alunos das escolas públicas municipais e estaduais puderam, mais uma vez, aproveitar duas sessões especiais dentro da programação do Cine PE. A Mostra Infantil, fora de competição, aconteceu antes da abertura oficial do festival, nas manhãs dos dias 30 e 31 de maio, no próprio Cinema São Luiz. Por lá, foram exibidos os filmes “Detetives do Prédio Azul 2 – O mistério italiano”, de Vivianne Jundi, e “Meus 15 anos”, de Caroline Fioratti.

Troféu Calunga – O Troféu Calunga é oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A “Calunga” representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Ela faz parte das cerimônias religiosas, onde recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade expressando um objeto de força e proteção. O Troféu Calunga é uma criação da artista plástica Juliana Notari. Os homenageados do Cine PE são contemplados com a Calunga de Ouro e os filmes vencedores, com a Calunga de Prata.

Premiações – De acordo com o regulamento do Cine PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: Melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais e Pernambucanos serão julgados em dez categorias: Melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz.

Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas – um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição, que, além de ser exibido na grade de programação, recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil.

Ingressos – Os ingressos para as sessões do 23º Cine PE serão gratuitos e poderão ser retirados, diariamente, a partir das 17h30, na bilheteria do cinema.

SERVIÇO
23º Cine PE – Festival do Audiovisual
Quando: de 29 de julho a 4 de agosto de 2018, a partir das 19h30

SESSÕES
Local: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife – PE)
Ingressos: Acesso gratuito (mediante a retirada do ingresso na bilheteria)
Informações: (81) 3461.2765 / festival@bpe.com.br