facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de fevereiro de 2020

Cinema

Festival Cine PE ocupa Cinema são Luiz em Recife (PE)

O Cine PE ocupará o Cinema São Luiz de 29 de julho a 4 de agosto

Postado em 02/08/2019 2019 17:58 , Cinema. Atualizado em 02/08/2019 18:32

O Cine PE ocupará o Cinema São Luiz de 29 de julho a 4 de agosto

Uma das maiores vitrines da produção audiovisual do Brasil, o CINE PE – Festival do Audiovisual realiza sua 23ª edição entre os dias 29 de julho e 4 de agosto.

Novamente o Cinema São Luiz, equipamento cultural . Confira aqui a programação completa do Cine PE.

Dos 892 filmes inscritos para as mostras competitivas, número 77,33% maior em relação a 2018, que foi de 503 filmes, seis longas, sendo três na categoria ficção e três na categoria documentário, estarão juntos na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, sete títulos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e dezenove na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

Os seis longas nacionais selecionados para a mostra competitiva foram as ficções “Um e oitenta e seis avos” ( RJ) de Felipe Leibold; “Abraço” (BA), de DF Fiuza; e “Teoria do ímpeto” (DF), de Marcelo R. Faria e Rafael Moura; e os documentários “Espero tua (re)volta” (SP), de Eliza Capai; “O corpo é nosso!” (RJ), de Theresa Jessouroun; e “Vidas descartáveis” (RJ), Alexandre Valenti e Alberto Graça. (Veja abaixo a lista completa de selecionados e detalhes).

Para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais foram selecionadas 19 produções do Maranhão, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

 

Mostra Infantil – Os alunos das escolas públicas municipais e estaduais puderam, mais uma vez, aproveitar duas sessões especiais dentro da programação do Cine PE. A Mostra Infantil, fora de competição, aconteceu antes da abertura oficial do festival, nas manhãs dos dias 30 e 31 de maio, no próprio Cinema São Luiz. Por lá, foram exibidos os filmes “Detetives do Prédio Azul 2 – O mistério italiano”, de Vivianne Jundi, e “Meus 15 anos”, de Caroline Fioratti.

Troféu Calunga – O Troféu Calunga é oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A “Calunga” representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Ela faz parte das cerimônias religiosas, onde recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade expressando um objeto de força e proteção. O Troféu Calunga é uma criação da artista plástica Juliana Notari. Os homenageados do Cine PE são contemplados com a Calunga de Ouro e os filmes vencedores, com a Calunga de Prata.

Premiações – De acordo com o regulamento do Cine PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: Melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais e Pernambucanos serão julgados em dez categorias: Melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz.

Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas – um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição, que, além de ser exibido na grade de programação, recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil.

Ingressos – Os ingressos para as sessões do 23º Cine PE serão gratuitos e poderão ser retirados, diariamente, a partir das 17h30, na bilheteria do cinema.

SERVIÇO
23º Cine PE – Festival do Audiovisual
Quando: de 29 de julho a 4 de agosto de 2018, a partir das 19h30

SESSÕES
Local: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife – PE)
Ingressos: Acesso gratuito (mediante a retirada do ingresso na bilheteria)
Informações: (81) 3461.2765 / festival@bpe.com.br