Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de janeiro de 2025

Economia

Minimercado Modelo, destaque da Super Mix, apresenta a vitrine virtual

O espaço dentro da maior feira setorial Norte/Nordeste apresenta as novidades em tecnologia e decoração para os supermercadistas

Postado em 15/08/2019 2019 14:56 , Economia. Atualizado em 15/08/2019 14:57

Foto: Divulgação

A cada dia o número de produtos e marcas no mercado é maior, enquanto os supermercados diminuem de tamanho. As chamadas lojas de vizinhança são uma realidade em ascensão. Mas isso tem que significar que os lojistas devem oferecer uma variedade menor de itens? Como resolver este problema de mais produtos em espaços reduzidos? Este é um dos pontos que serão abordados pelo Minimercado Modelo, que apresenta as novidades tecnológicas e em decoração e equipamentos para o setor supermercadista.

Entre os destaques de 2019, está a vitrine virtual, da VR Software. Trata-se de um painel onde os clientes poderão selecionar os produtos que querem comprar, mas não estão disponíveis no salão de vendas. Os consumidores podem escolher entre duas opções de entrega: pegar o produto logo após a compra ou recebê-lo em casa. “Essa é uma ótima saída para os supermercados que não têm muito espaço. Não é necessário ter uma loja gigante para oferecer produtos diferenciados. Assim, os supermercados de pequeno porte podem garantir variedade sem ficarem restritos ao espaço físico”, destaca coordenadora do Minimercado, a especialista em neuromarketing Mônica Leão.

Outra novidade do espaço na 14ª edição da Super Mix é um novo modelo expositor de hortifrúti, em formato de flor de lótus, que possibilita ao lojista variedade de frutas sem a necessidade de um grande volume. Vale ressaltar que uma loja pequena precisa ser bem planejada, aconchegante e gerar uma experiência de compra excelente para o consumidor. “Todo mundo vai ao supermercado porque tá com problema em casa. Problema porque o detergente acabou, por exemplo, e é preciso repor. Então essa loja precisa ser entendida e planejada como um espaço que, mais que produtos, oferece soluções. Não é só preço, é experiência. É oferecer um supermercado que ajude o consumidor a lembrar do que precisa”, finaliza Mônica.

O self-checkout, terminal de autoatendimento para supermercados que começa a ganhar as unidades do Recife, também estará exposto na loja planejada, além das etiquetas eletrônicas, que diminuem o custo e o trabalho dos colaboradores do supermercadista com emissão e conferência de preços. O sistema é automático e evita diferenciação do preço do produto na gôndola e na hora de passar no caixa. De acordo com a VR Software, que oferece ambos os serviços, o investimento feito pelos empresários na implantação das etiquetas é recuperado em um ano de atividade.

Focando o marketing sensorial, uma cafeteria será colocada no fundo da loja, para trabalhar os sentidos dos clientes a partir do cheiro do café, que estimula o cérebro. O local também vai explorar o aumento do consumo de vinho em Pernambuco, com uma adega de madeira, outra tendência cada vez mais forte no setor.

A 14ª edição da feira de negócios Super Mix acontecerá de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), e conta com o patrocínio da São Braz, Banco do Nordeste, Mondelez, Bunge, Aurora Alimentos e Empetur. Para se inscrevergratuitamente, basta acessar o site: www.feirasupermix.com.br.