facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de setembro de 2020

Geral

Mobilização pelo emprego e mobilidade

O principal objetivo do programa é mapear entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade.

Postado em 05/09/2019 2019 16:58 , Geral. Atualizado em 05/09/2019 17:02

 

Na manhã desta quinta feira (05)  foi lançado o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, em Pernambuco. O evento é uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade realizado em parceria com o Sebrae e com o governo do Estado. O principal objetivo do programa, que vai aportar em todas as capitais brasileiras até 2020, é mapear entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade.

O secretário especial de produtividade, emprego e competitividade, Carlos da Costa, representante do Ministério da Economia, destacou a importância de um evento como esse para aliar ações em prol do desenvolvimento econômico brasileiro. Para ele situações como “impor burocracias, exigências absurdas, fiscalizações arbitrárias, normas ultrapassadas, excesso de regulamentos mais tem atrapalhado do que ajudado o país. Então essa mobilização tem como principal objetivo ouvir a situação de cada região para entender os problemas e tentar viabilizar políticas públicas que possam simplificar o cotidiano de empresas e trabalhadores”, concluiu.

Prefeitos de vários municípios participaram do evento e discorreram sobre algumas dificuldades peculiares enfrentadas que precisam de uma maior atenção. Tendo como foco  a desburocratização, o Mobilização pelo Emprego e Produtividade também lançou a plataforma Mobiliza Brasil, canal pelo qual qualquer cidadão pode sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua região. A ferramenta já está disponível nas lojas de aplicativo Apple Store e Google Play e permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de base para a elaboração de políticas públicas. Pelo endereço https://mobilizabrasil.economia.gov.br os empreendedores também podem participar indicando os principais obstáculos que serão ranqueados de forma inteligente para alinhar políticas públicas mais eficazes.