facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de setembro de 2020

Geral

Sínodo da Amazônia teve início ontem (06)

. A tradicional assembleia dos bispos, que é convocada pelo chefe da Igreja Católica sempre que há um assunto específico a ser discutido com o clero,

Postado em 07/10/2019 2019 11:06 , Geral, Últimas Notícias. Atualizado em 07/10/2019 11:12

O Papa preside do evento.

O Sínodo da Amazônia teve inicio  neste domingo (6), no Vaticano. A tradicional assembleia dos bispos, que é convocada pelo chefe da Igreja Católica sempre que há um assunto específico a ser discutido com o clero, não tem interessado só religiosos e estudiosos do assunto, mas também o governo brasileiro.

Preocupação do Governo brasileiro

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que monitora o evento, alegando que há influência política nas discussões. A preocupação é de que as soluções apresentadas pelos bispos toquem, em alguma medida, na soberania nacional sobre a Amazônia.

Desde o início do ano, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), concedeu diversas entrevistas demonstrando incômodo com o tema do Sínodo. Em fevereiro, ele disse à Folha de S.Paulo que “quem cuida da Amazônia brasileira é o Brasil”.

Entenda o que é o Sínodo

O Sínodo dos Bispos, é uma reunião episcopal de especialistas, convocado e presidido pelo Papa,  para discutir temas gerais da igreja católica. No caso da Amazônia serão  tratadas questões com relação ao meio ambiente e aos povos indígenas, como também a permissão para que homens casados sejam sacerdotes e para que mulheres possam comandar cerimônias religiosas,