Mutirão leva mamografias a mais de 500 mulheres em Petrolina
A secretária ainda alertou sobre o alto número de mulheres que estão faltando aos atendimentos.
Postado em 23/10/2019 2019 11:46 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 23/10/2019 11:46
A secretária ainda alertou sobre o alto número de mulheres que estão faltando aos atendimentos. “Nós preparamos esse momento exclusivo para as mulheres, mas infelizmente, cerca de 30% não comparece ao procedimento, mesmo após a confirmação para nossa equipe. Isso é lamentável porque está tirando a vaga de outra pessoa que está precisando”, concluiu.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos.
A estimativa é de 60 mil novos casos por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ações nas unidades de saúde
O município também está promovendo dentro das unidades de saúde, com ofertas de consultas, preventivos, além de palestras para conscientizar sobre a importância da prevenção do segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres.