Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Economia

O Sertão inicia operação com o PIX e apresenta resultados positivos

O PIX oferece mais vantagens que os sistemas tradicionais de pagamentos e transferências bancárias,  operações a qualquer dia e hora, inclusive, domingos e feriados, segurança, drástica  redução de  custo financeiro, diferentemente do  cartão de crédito ou débito

Postado em 19/11/2020 2020 22:59 , Economia, Últimas Notícias. Atualizado em 20/11/2020 00:10

Foto: Divulgação

O PIX oferece mais vantagens que os sistemas tradicionais de pagamentos e transferências bancárias,  operações a qualquer dia e hora, inclusive, domingos e feriados, segurança, drástica  redução de  custo financeiro, diferentemente do  cartão de crédito ou débito.

O Jornal do Sertão fez uma incursão por algumas cidades sertanejas para ouvir o sentimento de empresários e pessoas físicas    à respeito desse novo aplicativo, PIX; e constatou que,  apesar de muito recente, o sistema está se proliferando por todos os setores produtivos do Sertão. O PIX já está presente em lojas de Shopping Centers, Restaurantes, lojas de eletrodomésticos,  taxis , moto táxis, aplicativos de delivery  e  Centros Médicos e outros. Em Petrolina identificamos o motorista de taxi Sr. Walmir Freire, que confirmou já estar trabalhando com o PIX ,  para receber e pagar,  pelos serviços prestados e recebidos. Em Custódia, a empresa de eletrodomésticos, Atan Eletro,  já está usando o novo sistema,  o Sr. Eduardo Lucena, Supervisor de Crédito e Cobrança, .da empresa,  demonstrou seu entusiasmo com a chegada do PIX. Em Serra Talhada, a empresa Cassimiro  Pneus  confirma as operações com PIX, na cobrança da recauchutagem de pneus e em seu Lava Jato.Também em Serra Talhada, os Consultórios Compartilhados do Médico, Dr. Murilo Gondim, MG Consultórios, . confirma as operações de sua Clínica Médica no Shopping Center Serra Talhada, com uso do PIX.

No Shopping Center de Serra Talhada, a Yes Cosmetics,  também confirma as operações de pagamento com o PIXEm Afogados de Ingazeira, o Restaurante Casa Verde também confirma operações com PIX nos informa o seu proprietário. Luiz Carlos. O app local “Quero Delivery’ também já opera com pagamentos via PIX  nas entregas da Casa Verde, em Afogados da Ingazeira

O Diretor Superintendente do Sicredi Vale do São Francisco Alberico Pena,  nos informa que em Petrolina,  os  primeiros resultados, são positivos com  o  novo sistema de Pagamentos Instantâneos PIX , criado pelo Banco Central, que começou a operar oficialmente no sistema bancário e nas fintech do Brasil.

Neste sentido a direção da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco   avalia positivamente a ferramenta que, usando um celular, permite maior facilidade para transferir, pagar e receber,  a qualquer horário ou dia da semana, sem limite para quantidade de transações financeiras. .

Outro ponto positivo é que os pequenos negócios e autônomos,  não precisam mais das famosas ” maquininhas, ” para receber o pagamento. Por exemplo: já se pode pagar taxi, moto táxis e pequenas compras com o PIX . Você recebe agora seus serviços sem maquininhas e sem pagar a taxa do cartão de débito.  Em breve,  as máquinas de pagamento vão perder o seu papel .

O Albérico Pena demonstra o seu entusiasmo pelo   novo serviço, não só pela adesão inicial dos associados,  mas também porque

será de graça para pessoa física,  e para a pessoa jurídica,  terá um custo mais acessível em comparação serviços prestados pelos dos bancos tradicionais .

O superintendente da Sicredi nos traz como exemplo, testemunho de uma associada da cooperativa, Alba Alves,  sobre a operação com PIX “Em pouco tempo já descobri inúmeras vantagens. Estou realizando minhas movimentações financeiras, com maior agilidade e, em consequência, aproveitando as oportunidades de negócios e ampliando o leque de clientes”

Um cliente da Sicredi Vale do São Francisco,  que também aprovou o PIX,   foi Thalita Ramos ,ela destacou a “praticidade e segurança da ferramenta que vem possibilitando mais facilidade no fluxo de caixa,  com recebimento de pagamentos,  envolvendo todas as instituições financeiras do País.”

“O Pix chega com potencial para provocar uma grande mudança no País. Além de agilizar e aumentar a segurança das transações financeiras, a ferramenta pode incluir financeiramente a população de baixa renda e,  reduzir o dinheiro em espécie em circulação”, concluiu Albérico Pena .

Segundo o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, mais de 60 milhões de chaves (código de utilização) foram cadastradas. Para operar com o PIX, cada pessoa física, pode inscrever até cinco chaves, por conta bancária. Para pessoas jurídicas, o número sobe para 20.

As chaves funcionarão como um código simplificado que associará a conta bancária ao número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e-mail, número do celular ou uma chave aleatória de 32 dígitos. Em vez de informar o número da agência e da conta, o cliente apenas informa a chave para fazer a transação.

Por meio do Pix, o cliente pode pagar e receber dinheiro em até 10 segundos, mesmo entre bancos diferentes em todo o país conforme matéria publicada pelo Jornal do Sertão.

JS Economia