Brasil já ultrapassa países europeus no ranking da vacinação
O Brasil surpreende o mundo demonstrando a competência do Sistema Único de Saúde (SUS), do país, que em apenas duas semanas, suplantou, o número de pessoas vacinadas em outros países
Postado em 29/01/2021 2021 19:09 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 06/02/2021 22:35
Apesar das indefinições iniciais e atraso nas negociações, com atraso na entrega dos lotes da vacina contra a covid-19, o Brasil ganha destaque internacional pela por sua eficácia e eficiência de vacinação. Vejam os números, 1.45 milhões de vacinas contra o Covid-19 aplicadas em menos de duas semanas , que corresponde aproximadamente a 20% do total doses distribuídas aos Municipios e ao Distrito Federal , desde 17.01 , pelo Governo Brasileiro no Programa Nacional de Imunização
Brasil no Mundo ! Dados de Vacinacao Global de Acordo com os Levantamos Our World in Data
O processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, de acordo com os dados da Our World in Data da Universidade de Oxford, começa a aparecer nas estatísticas internacionais de vacinação e ganha destaque.
Os dados mostram com destaque que o Brasil já vacinou aproximadamente 1.45 milhões de pessoas em menos duas semanas, segundo informa o
Our World in Data.
Vale destacar que, diante desses números, o Brasil já ultrapassou alguns países europeus que começaram suas campanhas de vacinação mais cedo, como Portugal, que teve início em 28 de Dezembro; Suíça; que teve início antes do Natal e Dinamarca; que começou a campanha em 27 de dezembro . Já ultrapassamos também a Rússia , França, Espanha , Canadá e Espanha. Como se pode constatar na tabela abaixo divulga pelo Our World in Data nesta quinta-feira 28.01.2021.
Atribuímos essa competência ao: SUS – Sistema único de Saúde, considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, com capacidade para atender uma população de mais de 100 milhões de usuários. Diferentemente de sistemas de outros países, como, o Sistema Único Nacional, usado no Reino Unido e Canadá, que atendem uma população inferior a 100 milhões de habitantes. No Brasil, o SUS é detentor de capilaridade nacional, atuando, conjuntamente, com os programa locais de imunização, o que lhe permite agilidade e eficiência no processo de imunização.
O Brasil é um país detentor de características próprias quando o assunto é vacinação. Portanto, não deve ser comparado a outros países. O (SUS) é uma instituição genuinamente brasileira. O sistema também existe em outros países mas suas características, são diferentes da nossa. Nenhum deles tem a expertise logística de vacinação, como o Brasil.
É como diz o nosso colunista de educação, Professor Aloisio Sotero: Que venham mais vacinas Brasil… porque o que o precisamos, já temos, é o SUS .