Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Cultura

Lei Aldir Blanc e o Centro Cultural Matingueiros Por Wagner Miranda

Em sua coluna desta semana Wagner fala do alento da Lei Aldir Blank para os artistas diante da pandemia.

Postado em 29/01/2021 2021 11:51 , Cultura, Últimas Notícias. Atualizado em 29/01/2021 12:02

Wagner Miranda Lima Escritor, músico, compositor e cineasta Fundador do grupo Matingueiros matingueiros@gmail.com

A pandemia atingiu literalmente todo mundo, contudo os artistas profissionais figuram na lista do mais prejudicados, justamente por precisar muitas vezes de público presente para gerar receita, por não produzir itens de primeira necessidade na sobrevivência humana, foram os primeiros a serem impedidos de trabalhar e com certeza serão os últimos a voltar.

A lei Aldir Blanc chegou como um grande alento financeiro para essa classe muito importante no equilíbrio psicossocial. Sem o trabalho dos profissionais do cinema e da televisão, por exemplo, imagine como seria o isolamento nos lares de todo mundo ? Nada mais justo que recursos que já haviam sido alocados para a cultura e não foram usados por conta da pandemia, fossem direcionados aos profissionais da arte.

A deputada Benedita da Silva foi a relatora da lei Nº 14.017 que destinou 3 bilhões de reais nesta iniciativa. Nada mais justo nomear este regimento em homenagem ao grande compositor vítima do Covid 19 e da ignorância de quem se quer não conhece e considera a grandeza de sua obra.

O Centro Cultural Matingueiros…

Assim como muitos artistas e instituições, reinventando-se e a partir de fevereiro o centro  Cultura Matingueiros, alimentará um canal de variedades onde todas as linguagens artísticas terão espaço constante. A lei Aldir Blanc será um grande gerador inicial desse conteúdo, uma vez que 36 iniciativas serão realizadas nos estúdios do centro cultural localizado na charmosa Petrolina Antiga com seu belíssimo casario colonial.

Centro cultural Matingueiros

Youtube

Foram 18 proponentes que optaram por realizar suas iniciativas neste importante equipamento da cultura São Franciscana, inclusive com apoio técnico e artístico de membros do grupo Matingueiros. Serão videoaulas de luthieria, mixagem de som para bandas, ritmos percussivos, passos tradicionais de danças folclóricas, alongamento para bailarinos, culinária nordestina; podcast sobre processos criativos musicais e literários que chamaremos de ‘Bodecast’, audio book de crônicas, vários vídeos de apresentações musicais, um monólogo, além de ebooks e Eps musicais de bandas da cidade. Inscreva-se no canal Matingueiros do youtube, nas redes sociais e alimente-se de excelente conteúdo artístico. 

JS Cultura