Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 06 de março de 2021

Saúde

Onze cidades do Sertão terão proibição de atividades econômicas e sociais a partir desta sexta-feira para frear a Covid-19

Anúncio das novas restrições foi feito em pronunciamento do governador Paulo Câmara nesta terça-feira, 23 de fevereiro. O gestor frisou que medidas mais duras não estão descartadas. As determinações seguem orientações do Gabinete de Enfrentamento à Covid. As restrições proíbem atividades econômicas não essenciais das 20h às 5h.

Postado em 23/02/2021 2021 23:20 , Saúde. Atualizado em 24/02/2021 23:13

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

Foto: reprodução YouTube.

A IX GERES, que abrange os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, entrou na lista das Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco que passarão, a partir de sexta-feira, 26 de fevereiro, a ter todas as atividades econômicas e sociais proibidas.

A determinação do Governo de Pernambuco foi divulgada nesta terça-feira, 23 de fevereiro, em transmissão feita pelo governador Paulo Câmara. A decisão foi tomada, segundo o Câmara, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.

Sobre as restrições impostas

Até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, em 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.  Além disso, nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

Taxa de ocupação de leitos impulsionam as medidas mais restritivas 

Os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva. “A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, justificou Câmara.

Proibição em todos os municípios

Também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias em todos os municípios pernambucanos. Assim como, o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.

Medidas mais duras não estão descartadas

Ainda no pronunciamento, Paulo Câmara deixou claro que as restrições podem ser ampliadas. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu o governador de Pernambuco.