Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Saúde

A Psicanálise Como Método Terapêutico Diante Do Sofrimento Psíquico

Hoje Daniel nos fala que o inconsciente, não é perda de memória, mas sim, não recordar daquilo que se sabe

Postado em 24/02/2021 2021 23:13 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 24/02/2021 23:11

Colunista

Daniel Lima – Teólogo, Filósofo e Psicanalista/GBPSF/ISFN.

O inconsciente não é perda de memória, é não recordar daquilo que se sabe.
(Jacques Lacan, 1968b, p. 35).

O conceito de doença somente pode existir em relação a – e por comparação a – um estado ideal de saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é o estado de mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade. Para alguns filósofos que viveram antes de Sócrates,  o corpo é uma realidade dinâmica, cujos múltiplos estados,  nunca poderão ser completamente definidos e jamais moralizados.

No Egito antigo a epilepsia era sinal da comunicação direta das divindades com aquele indivíduo, já na Idade Média significava possessão demoníaca e atualmente, é sinal de um desequilíbrio elétrico cerebral,  que como tal, deve ser tratado e combatido. O filósofo francês Michel Foucault, em sua obra “História da Loucura”, conclui, que o dar valor de doença ou de saúde,  aos sempre diversos estados corporais humanos, é um projeto para atingir e manter o poder. Quem regulamenta o que é permitido ou proibido naquele momento histórico,  como manifestação corporal, controla os corpos e domina a estrutura social. Sendo assim, muito provavelmente o que chamamos doença mental, hoje seja apenas, um estado possível do organismo que, por motivos históricos diversos, não se encaixa no atual padrão de produtividade e relações sociais.

De um jeito quase incompreensível para a maioria de nós, doença e saúde também são construções sociais, logo, para além do diagnóstico, o esforço deve ser reconhecer nas pessoas,  não um título necessariamente temporal e economicamente definido, mas uma pessoa, em toda a sua complexidade e singularidade. 

O psicanalista Jacques Lacan tem uma crítica às doenças mentais, pois ele nos leva a refletir,  sobre o sintoma e o sofrimento. O sofrimento psíquico é real e faz parte da história humana. É importante entender a origem de cada dor, ser capaz de construir um discurso narrativo sobre a dor e sentir, que ela foi reconhecida.

A psicanálise…

É um método terapêutico, criado por Sigmund Freud, que reconhece o sofrimento psíquico do sujeito e traz um método de tratamento, que consiste fundamentalmente,  na interpretação dos conteúdos inconscientes manifestos em palavras, ações e produções imaginárias,  de um indivíduo, com base nas associações livres – a regra fundamental da psicanálise é falar tudo o que lhe vier à cabeça,  sem se deixar deter por julgamentos, seleções ou constrangimentos, morais ou de qualquer outra natureza. – e na transferência. Todavia, o inconsciente não é um lugar distante, é em nós um lugar de movimento, em que organizamos as experiências internas e externas e suas consequentes sensações, num todo que a uma só vez, nos habilita ao relacionamento, com a realidade compartilhada,  com os demais e com a nossa própria realidade.

Aprender a escutar e acessar um saber não sabido, mas que rege a vida. É importante escutar isso,  para poder viver melhor. “A psicanálise não é simplesmente uma teoria,  é um método de pesquisa do psiquismo humano, mas é sobretudo,  uma abordagem clínica e técnica,  que ainda hoje permite a inúmeros pacientes resolver conflitos inconscientes,  que não conseguiriam resolver por outros meios.”(Jean-Michel Quinodoz, 2007). Um processo psicanalítico, também é repensar a vida, para poder reinventá-la através da resolução de conflitos inconscientes.

JS Saúde

Quem é Daniel Lima Gonçalves – Psicanalista, Filósofo e Teólogo.
Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi – GBPSF; Membro da International Sándor Ferenczi Network – ISFN; Membro Emérito – Sociedade Pernambucana de Estudos Psicanalíticos – SPEP; Estudo Permanente em Psicanálise no Instituto Nebulosa Marginal – INM; Especialista em Psicanálise e Teoria Analítica – FATIN; Especialista em Filosofia e Autoconhecimento – PUCRS; Extensão em Certificação Profissional em Neurociências – PUCRS; Pós-graduando em Ciências Humanas – PUCRS; Cursando Formação na clínica psicanalítica com adultos – CPPLRecife.
@psicanalisedaniellima daniellimagoncalves.pe@gmail.com