Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de outubro de 2021

Culinária

Ovo de Páscoa com a cara do Sertão

A Doceira Kamila Salles, Proprietária do Relicário Evento em Petrolina, nos ensina como fazer o ovo Banoffee, feito de banana, uma sugestão irresistível para você fazer em casa e celebrar seu domingo de Páscoa.

Postado em 03/04/2021 2021 09:31 , Culinária. Atualizado em 03/04/2021 00:20

Jornalista , Editor Antônio José em Culinária

Foto Relicário Evento

Banoffee: da Inglaterra para o Sertão

A Doceira Kamila Salles, proprietária da Relicário Evento em Petrolina, inova no sabor de seus ovos de páscoa com uma receita feita de uma das frutas mais amadas do sertão: A Banana. Kamilla começou a carreira com doces através dos ensinamentos da mãe.

A Banoffee…

É uma receita de torta que mistura doce de leite, banana e chantilly. Foi criada em 1974 na Inglaterra por Nigel Mackenzie, e seu chefe, Ian Dowding, que estavam tentando criar uma receita aprimorada de um doce americano chamado Blum´s Coffee Toffee Pie. Tentaram com diversas outras frutas, mas só conseguiram achar o sabor que procuravam quando adicionaram banana à receita. Desde então, a banoffee se tornou um sucesso entre os clientes, tanto que hoje é conhecida no mundo todo e vem ganhando muita visibilidade no Sertão.

Receita de ovo banoffee. O processo tem 3 partes.

Parte 1:

Misture os ingredientes a seguir até dar o ponto de recheio.

Chocolate meio amargo ou branco (para fazer em casa é melhor que seja cobertura que não precisa de temperagem);

  • Biscoito amanteigado;
  • Brigadeiro branco;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;

Parte 2:

  • Doce de leite;
  • 1 lata de leite condensado;

Cozinhe na panela de pressão por 30 minutos.

Parte 3:

  • Banana caramelizada;
  • 3 bananas maduras;
  • ½ xícara de açúcar;
  • ¼ xícara de água.

Derreta o açúcar na panela e adicione a água. Depois, adicione a banana cortada em cubinhos e espere secar um pouco. Cuidado para não se queimar.

Por fim, coloque chantilly.

Montagem:

Derreta o chocolate no microondas de 30 em 30 segundos para não queimar. Despeje na forminha de ovo de páscoa e espere endurecer. Com a casquinha pronta, coloque uma camada de biscoitos triturados, uma de banana caramelizada, uma de brigadeiro branco, uma de doce de leite e finalize com o chantilly. Pode decorar com rodelas de banana e biscoito triturado. 

Doceira Kamila Salles

Quem é  Kamila Salles: Kamila começou a cozinhar por brincadeira, na criação de bolos para as festas de casa, e acabou se apaixonando. A doceira teve a influência de sua mãe, que sempre trabalhou na fabricação de alimentos para sustentar a casa, e foi com a ajuda dela que fez seu primeiro bolo. A vontade de cozinhar fez com que Kamila visse muitos vídeos na internet e começasse a tentar algumas receitas. Por isso, já trabalha cozinhando há 8 anos e criou a Relicário Eventos, especializada em doces para festas.

“Quando estou na cozinha fazendo meus doces e sobremesas, perco a noção do tempo. Adoro colocar amor em tudo que faço para meus clientes”, conta Kamila, que largou a faculdade de engenharia de produção porque não se enxergava fazendo outra coisa a não ser doces.

A produção dos ovos começou em 2019, mas este ano Kamila resolveu inovar nos sabores por conta da concorrência no ramo, que aumentou muito, principalmente com a pandemia e com mais pessoas procurando novos meios de sustento.

“Cada novo trabalho é uma realização, fico cheia de amor e orgulho por mim mesma. E quando chega o feedback sei que estou no caminho certo. É um trabalho de formiguinha, você vai conquistando clientes dia após dia”, conta.

O Sertão e a produção de banana

O Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo. Além disso, segundo pesquisa de 2020 do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Bahia é o segundo maior produtor da fruta, com 12,2% do total da produção do país.

Segundo as Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASA-PE), só o estado de Pernambuco produz 400 mil toneladas de banana anualmente. E o cultivo de bananeira irrigada ocorre principalmente nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e Orocó. É por isso que a fruta é tão comum na mesa do sertanejo.

 JS Culinária 

Feliz Páscoa !