Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de julho de 2021

Cultura

Do Sertão ao Litoral, um festival 100% online

A cultura sertaneja em suas diversas expressões e manifestações artísticas, no repente, na prosa, na cantoria, nos versos de uma poesia simples, mas firme em suas raízes. Imagine reunir toda essa riqueza cultural numa transmissão ao vivo e online sob a maestria de nomes como Oliveira de Panelas, um dos mais renomados repentista e poeta sertanejo e conhecido como o “Pavarotti do Sertão”, na poesia e literatura de Cida Pedrosa, Jorge Filó, Susana Morais, Haidée Camelo, o trio Em Canto e Poesia. Pois é. Essa será a primeira edição 100% online do Festival Bonança – do Sertão ao Litoral, uma iniciativa da Ideação, que está em sua 7ª edição.

Postado em 08/04/2021 2021 19:30 , Cultura. Atualizado em 09/04/2021 21:39

Jornalista , Editor Antônio José em Cultura

O encontro multicultural acontece dia 17 de abril, a partir das 16h, com transmissão pelo canal da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco no Youtube (youtube.com/bienalpernambuco). Curador do Festival e produtor cultural, Rogério Robalinho, revela ao Jornal do Sertão que no atual momento, em meio à pandemia, a realização de um evento nesse perfil multicultural traz alento a todos e, ao mesmo tempo, valoriza a diversidade de conteúdos da cultura nordestina, do Sertão, para o Brasil e o mundo.

“Apostamos nesse modelo 100% online. As pessoas estão mais reclusas em suas casas. Mais pensativas. Mesmo quando tudo passar, ainda pretendemos continuar a fazer o Festival online, e presencial”, disse o curador do Festival. Robalinho prevê que a próxima edição, em 2022, deva acontecer em Porto de Galinhas, mas faz segredo de quais temáticas irão ser abordadas. “Estamos pesquisando e vamos buscar mais pessoas com uma visão transformadora, que possa de alguma forma valorizar e fortalecer a cadeia produtiva de nossa cultura”.



A voz sertaneja 

Ao som da viola de Oliveira de Panelas, com 60 anos de cantoria, o público vai ter oportunidade de estar remotamente com o repentista, escritor e poeta em uma apresentação solo. “Farei uma prosa interessante, com leveza, respeitando as dores. Por ser online, temos que sentir aquele momento de quem está ali do outro lado da live. É diferente de uma apresentação presencial. Posso até criar uma melodia, a depender do sentimento de quem está ali compartilhando desse momento. Mas, cantarei um Sertão que me inspira, um verdadeiro diamante. O lugar mais bonito do planeta”, disse ao JS

Oliveira das Panelas, o “Pavarotti do Sertão” fará cantoria no Festival

O festival, totalmente gratuito, contará ainda com apresentações musicais do trio Em Canto e Poesia, composto pelos irmãos Marinho. Já as apresentações poéticas ficam por conta de Jorge Filó, cordelista, e Cida Pedrosa, poeta que recentemente foi a vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura.

Cida Pedrosa. Crédito Andréa Rego Barros

Aprenda com o Sertão

O Festival também terá ações formativas destinadas aos poetas sob a batuta de Edmilson Ferreira, durante a conversa “Desvendando os segredos do repente – aprenda a improvisar com um repentista”, com 1h de duração. Outro momento de formação e debates será com a roda de conversa com Cida Pedrosa, a cordelista Susana Morais e a professora Haidée Camelo, mestre em linguística que faz parte do grupo Sete Bocas de Luz, formado por compositores, intérpretes, músicos e poetas que percorrem cidades do interior de Pernambuco e da Paraíba. A conversa do trio terá como tema o “Grande Sertão: Poesia e Vida”. Existe um ou vários sertões? 

O evento, que será apresentado por Tony Oliveira, ainda contará com suporte de acessibilidade para deficientes auditivos, com a presença de intérpretes de libras participando da ação formativa e dos dois recitais da poética nordestina. As edições passadas do Festival Bonança – do Sertão ao Litoral costumavam alcançar um público de mais de duas mil pessoas por ação, a expectativa é que a edição online consiga superar essa média.

Em Canto e Poesia – Crédito Mari Pinheiro

Programação

  1. Apresentação Musical: Oliveira de Panelas
  2. Roda de Conversa – Grande Sertão: Poesia e Vida, com Cida Pedrosa, Haidée Camelo e Susana Morais
  3. Apresentação Poética: Cida Pedrosa
  4. Apresentação Poética: Jorge Fila
  5. Apresentação Musical: Em Canto e Poesia
  6. Desvendando os segredos do repente – aprenda a improvisar com um repentista: por Edmilson Ferreira