Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de setembro de 2021

Economia

Cooperativismo de Crédito estimula economia do Sertão do São Francisco

Um exemplo de crescimento do cooperativismo de crédito, vem da Sicredi Vale do São Francisco, que conta com cinco mil associados de todos os segmentos produtivos:médicos, hospitais, agronegócios, produtores rurais, autônomos, professores e universidades. Somos uma sociedade de pessoas e não de capital. No Sicredi, os associados são os verdadeiros donos do negócio, participando dos resultados. Nosso objetivo é transformar as comunidades onde estamos presentes, captando recursos e emprestando aos associados da mesma região, estimulando geração de renda e o desenvolvimento econômico local”, disse o diretor Executivo do Sicredi no Vale do São Francisco, Alberico Pena.

Postado em 20/04/2021 2021 07:00 , Economia. Atualizado em 20/04/2021 10:54

Jornalista , Editor Antônio José em Economia

Albérico Pena, diretor executivo do Sicredi em Petrolina. Foto: Arquivo Pessoal

Em meio a um cenário econômico de incertezas, o avanço do cooperativismo de crédito pelo Brasil, já conta hoje com mais de 11 milhões de adeptos, tendo se consolidado no Sertão pernambucano. O Sicredi-Vale do São Francisco, instituição financeira cooperativa, conseguiu crescer em meio à pandemia e está presente com quatro agências na região e espera até 2023, abrir mais quatro, sendo mais uma unidade em Petrolina e outras três na Bahia.

No Brasil, o Sicredi está presente em 23 estados, além do Distrito Federal, e conta com mais de 5 milhões de associados. Sua capilaridade atinge 1.400 municípios, tornando-se um diferencial competitivo, frente a outras instituições financeiras.

“Nossa atuação no Vale do São Francisco vem sendo muito importante em tempos de pandemia. Ajustamos nossos produtos para a realidade local e apoiamos os associados com linhas de crédito acessíveis e com prazos de pagamentos adequados, compatíveis ao momento”, pontuou Albérico Pena, Diretor Executivo.

Praticidade e resultados amplia a inclusão financeira na região

O resultado de adaptar os produtos financeiros às necessidades do momento da economia,  fez a unidade sertaneja quase dobrar seus ativos. De R$ 106 milhões em 2019,  pulou para R$ 193 milhões em 2020. “A maior parte das operações realizadas foi para linha de crédito”, disse Pena. A atuação em regiões mais remotas, tem permitido ao Sicredi fomentar a competitividade no sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira, um dos principais desafios da atualidade no Brasil.

Sicredi lança um E-Commerce Negócios entre Associados 

Na pandemia, uma das ferramentas que auxiliou muito os associados do Sicredi no Vale do São Francisco foi o Conecta, uma plataforma virtual destinada aos associados com objetivo de apoiar os negócios locais, facilitando a compra e venda pela internet,  de serviços e produtos entre associados do Sicredi, principalmente aqueles ligados ao comércio e ao agronegócio.

“Funciona como uma estante virtual, como a OLX, onde os associados entre si, em todo o Brasil, podem oferecer serviços, vender produtos e comprar mercadorias. É um e-commerce fechado,  para os associados e gratuito”, explicou com entusiasmo Alberto Pena.

Negócios na palma da mão  

O intercâmbio de negócios entre os associados, segundo ele, vem facilitando muito durante a pandemia, pois a plataforma permite gerenciar os anúncios, vendas e até trocar mensagens com os compradores para combinar a forma de pagamento e entrega. 



Sicredi Connecta um Aplicativo que fortalece a economia local

“O app Sicredi Conecta,  ajuda a fortalecer a economia local em cada região do País, sem taxas ou cobranças extras”, disse. Ainda segundo Albérico Pena, muitos empreendedores estão querendo inserir seus negócios na internet,  mas não conseguem por falta de orçamento, de tempo e habilidade com o ambiente virtual. 

“Com o Sicredi Conecta,  nossos associados têm esse serviço gratuito e estão ampliando os negócios,  com visibilidade também em outras regiões. Isto significa que o associado de uma região, divulga seus produtos e serviços entre os associados do Sicredi de várias outras cidades”, concluiu. Ele destacou ainda,  que também é possível compartilhar os anúncios,  pelo aplicativo de conversa WhatsApp e redes sociais.

Empresário do Vale opera o App 

O associado e empresário do segmento de alimentos, Claudio Pantaleão, conheceu o aplicativo recentemente e já virou um fiel admirador. Fala com entusiasmo dos produtos que está divulgando na plataforma e das inúmeras visitas registradas. “Tem produto nosso que recebeu 26 visitas e já realizamos três vendas. O Sicredi Vale do São Francisco,  saiu na frente, tenho certeza que essa ferramenta,  ainda vai crescer muito mais”.