Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de junho de 2021

Política

As rupturas do governo Bolsonaro provocam um tsunami na política brasileira Por Angelo Castelo Branco

O Presidente Jair Bolsonaro vai entrar na história como o presidente que provocou um processo disruptivo sem precedentes na política brasileira. Ele é alvo de reações simultâneas no congresso nacional e no judiciário, rompeu com o “quarto poder” (a grande imprensa), e segue sob o fio de mais de seis dezenas de pedidos de impeachment e uma CPI no Senado.

Postado em 25/04/2021 2021 11:25 , Política. Atualizado em 25/04/2021 11:23

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

O confronto é o habitat natural do presidente

Jair Bolsonaro vai entrar na história como o presidente que provocou um processo disruptivo sem precedentes na política brasileira. Ele é alvo de reações simultâneas no congresso nacional e no judiciário, rompeu com o “quarto poder” (a grande imprensa), e segue sob o fio de mais de seis dezenas de pedidos de impeachment e uma CPI no Senado.

O fim de um ciclo e o início de outro

Observadores do fenômeno disruptivo que tem caracterizado o estilo do governo acham que o Brasil jamais será o mesmo porque os impactos são tantos e tão presentes no dia a dia que estariam levando a nação a uma espécie de autocrítica. As vísceras expostas do Brasil seriam capazes de alterar o juízo de valor da sociedade e tornar mais rigorosos os critérios para o voto nas eleições do próximo ano. Nada será como antes.

O mundo mudou e o Brasil também

Os sentimentos do momento brasileiro indicam que o monitoramento da performance dos políticos vem ganhando espaços dinâmicos e de dimensões imprevisíveis nas redes sociais. As mídias tradicionais perderam a hegemonia para as ferramentas de informações instantâneas e as pessoas passaram a participar ativamente do processo político.

 

Quem é Angelo Castelo Branco : Jornalista e Escritor

Assessor de Comunicação do Ministério da Educação

Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife

Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.

Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.