As rupturas do governo Bolsonaro provocam um tsunami na política brasileira Por Angelo Castelo Branco
O Presidente Jair Bolsonaro vai entrar na história como o presidente que provocou um processo disruptivo sem precedentes na política brasileira. Ele é alvo de reações simultâneas no congresso nacional e no judiciário, rompeu com o “quarto poder” (a grande imprensa), e segue sob o fio de mais de seis dezenas de pedidos de impeachment e uma CPI no Senado.
Postado em 25/04/2021 2021 11:25 , Política. Atualizado em 25/04/2021 11:23
O confronto é o habitat natural do presidente
O fim de um ciclo e o início de outro
Observadores do fenômeno disruptivo que tem caracterizado o estilo do governo acham que o Brasil jamais será o mesmo porque os impactos são tantos e tão presentes no dia a dia que estariam levando a nação a uma espécie de autocrítica. As vísceras expostas do Brasil seriam capazes de alterar o juízo de valor da sociedade e tornar mais rigorosos os critérios para o voto nas eleições do próximo ano. Nada será como antes.
O mundo mudou e o Brasil também
Os sentimentos do momento brasileiro indicam que o monitoramento da performance dos políticos vem ganhando espaços dinâmicos e de dimensões imprevisíveis nas redes sociais. As mídias tradicionais perderam a hegemonia para as ferramentas de informações instantâneas e as pessoas passaram a participar ativamente do processo político.
Quem é Angelo Castelo Branco : Jornalista e Escritor
Assessor de Comunicação do Ministério da Educação
Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife
Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.
Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.