Araripina: A futura capital dos carros elétricos
O e- Cab é um veículo elétrico, customizado para o segmento corporativo. A Cab Motors , empresa do Sertão do Araripe adquiriu o projeto de tecnologia 100% brasileira, apenas com a bateria importada.A montagem dos carros está planejada para ocorrer no segundo semestre deste ano em Araripina. ” Uma tecnologia brasileira, que não deixa nada a desejar frente a nenhuma outra do mundo”, disse o empresário Antônio Ferreira, CEO da Cab Motors que resolveu tornar Araripina, a cidade dos carros elétricos , em Pernambuco.
Postado em 15/05/2021 2021 01:06 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 15/05/2021 01:17
Entretanto, com todos esses gargalos, o visionário empresário Antônio Ferreira de Souza, 50 anos, um sertanejo de coração que adotou Araripina ainda quando criança quando foi visitar com seus pais parte da família que mora na Chapada. De lá para cá, “foi paixão pela cidade, pelo seu povo”, disse. E resolveu tornar Araripina, que além de polo gesseiro, também passa a ser a cidade dos carros elétricos , em Pernambuco.
Como tudo começou
A iniciativa surgiu quando uma de suas empresas, a Cab Motors foi reconstituída para adquirir uma indústria de jipe 4×4 off road, que já estava no mercado, porém com outra destinação. “Daí veio a decisão de investirmos também em tecnologia de ponta, com o primeiro projeto, o e- Cab”, disse o empresário. “topamos esse desafio de conquistar esse espaço e mostrar que tínhamos a capacidade intelectual e coragem para fazer um produto como este brilhar no nosso País”.
O e- Cab é um veículo elétrico, customizado para o segmento corporativo. Desenvolvido por uma equipe de Santa Catarina, a Cab Motors adquiriu o projeto com tecnologia 100% brasileira, apenas a bateria importada. “Uma tecnologia brasileira que não deixa a desejar para nenhuma outra do mundo”, disse Antônio Ferreira, CEO da Cab Motors.
O veículo possui opções de conectividade, de informatização, com circuito interno de TV que, segundo Souza, vai contribuir com a manutenção e o monitoramento do mesmo, se antecipando a algum eventual problema.
A montagem inicialmente está sendo feita na unidade fabril em Santa Maria, em Brasília, no Distrito Federal. Mas, a intenção do grupo é fazer a montagem na fábrica em Araripina, em Pernambuco. O protótipo desenvolvido é ideal para ser utilizado para fins corporativos, como parques, estacionamentos, condomínio e alguns clientes particulares.
“É um veículo que possui algumas funções importantes, com segurança, com câmeras de circuito fechado de TV, tudo isso 100% nosso. Podemos adequar e customizar de acordo com as necessidades dos clientes”, reforçou o empresário. Sendo um veículo silencioso, confortável pode ser utilizado para quaisquer fins corporativos e públicos. “Em breve, vamos lançar modelos comerciais mais inovadores para locação, um mercado que possui uma fatia enorme e queremos estar presente”, revelou Ferreira Souza.
Peças e insumos
Todas as peças e insumos serão fabricados na fábrica, em construção, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A finalização da unidade está prevista para o segundo semestre deste ano. Por enquanto, as peças são produzidas no Sul e Sudeste e montadas na fábrica em Brasília. “Futuramente, as peças sairão de Campina Grande e os carros serão montados em Araripina, se Deus quiser”, disse o empresário.
A capacidade do veículo é de dois a três ocupantes, com autonomia da bateria até 100 Km, carrega em média 90 minutos, com velocidade entre 50 a 90 quilômetros por hora.“Os consumidores em geral do nosso país são adeptos das tecnologias. Não creio que teremos dificuldades de inserção, pois oferecemos competitividade, com preços acessíveis”.
Segundo o CEO da Cab Motors, o mercado anda aquecido com a chegada do e-Cab. “Quando um produto tem redução de despesas e possui eficiência, então acredito que teremos uma fatia de mercado bem expressiva”, comentou. Antônio Souza revelou que existem clientes até em fila de espera para uso particular e outros como jipeiros que são ávidos para terem os produtos com a marca Cab Motors, esses na versão off road, a combustão, já em fase de testes até pela Guarda Municipal na Paraíba.
“Nosso cronograma de operação é a partir de junho a montagem no DF, iniciar a implementação da fábrica em Campina Grande, ainda no segundo semestre, e as vendas, já temos demanda e estamos abrindo mercado. Já temos filas de espera para o uso particular. Nós também estamos atentos ao poder público, a segmentos de segurança pública, defesa civil, corpo de bombeiros. A lacuna existe e não é atendida por nenhum outro de nosso segmento”, finalizou o CEO.