Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de setembro de 2021

Política

O maravilhoso poder do trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade que vem crescendo no Brasil. Doar tempo e dedicação, em prol de uma causa que colabore com o próximo, é uma experiência enriquecedora e gratificante.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 6,92 milhões de brasileiros praticam alguma atividade voluntária no país.

Grande parte do trabalho voluntário é desenvolvido por meio de instituições, organizações ou empresas dos mais variados segmentos, com atuação em asilos, creches, escolas, hospitais, associações de proteção ambiental e animal, entre outras causas. Vale destacar que o trabalho voluntário praticado de maneira individual, também é bastante significativo.

Postado em 04/06/2021 2021 14:30 , Política. Atualizado em 04/06/2021 14:30

Colunista

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

O trabalho voluntário é uma atividade que vem crescendo no Brasil. Doar tempo e dedicação, em prol de uma causa que colabore com o próximo, é uma experiência enriquecedora e gratificante.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 6,92 milhões de brasileiros praticaram alguma atividade voluntária no país.

 

Grande parte do trabalho voluntário é desenvolvido por meio de instituições, organizações ou empresas dos mais variados segmentos, com atuação em asilos, creches, escolas, hospitais, associações de proteção ambiental e animal, entre outras causas. Vale destacar que o trabalho voluntário praticado de maneira individual, também é bastante significativo.



De Petrolina, segundo maior município do interior de Pernambuco, situado na Região Sertão do São Francisco, com uma população estimada em 354.317 habitantes, distante 712,1 km da capital, Recife, conhecida nacionalmente e internacionalmente como a Califórnia Sertaneja, por ser uma das principais produtoras e exportadoras de frutas do país, com destaque para a manga e uva, vem mais um exemplo de política pública de sucesso, com objetivo de estimular o trabalho voluntário na cidade, o “Programa Transforma Petrolina”.

Considerado como o maior programa de voluntariado do interior do Nordeste, o Transforma Petrolina tem como objetivo, promover a política do voluntariado no município, fomentando o trabalho voluntário, o engajamento cívico e o fortalecimento das organizações do terceiro setor e projetos sociais na cidade.

Além disso, torna o trabalho voluntário como critério de desempate em concursos públicos municipais da administração direta, autárquica e fundacional. Também a dispensa remunerada de um dia para funcionários da prefeitura que praticaram 10 horas de voluntariado. 

Para se ter uma ideia da grandiosidade do Transforma Petrolina, mais de 250 mil horas de serviços solidários foram prestados. Pela plataforma eletrônica www.transformapetrolina.com.br, podem ser verificadas ações, oportunidades e projetos para contribuir voluntariamente.

Uma iniciativa importante por parte do governo municipal, que contribui bastante, para o desenvolvimento e fortalecimento de projetos sociais na cidade, beneficiando principalmente os que mais carecem de ajuda.

Quem é Aluísio Sampaio: Sertanejo Pernambucano, da Capital do Vaqueiro, Serrita, é Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde, também pela UNIVASF. Possui extensão em Empreendedorismo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnico em Recursos Humanos pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), e Logística pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Entusiasta do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Instagram: @aluisio_sampaio