Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de junho de 2021

Economia

Fazer dar certo ou Fazer até dar certo? Por Tikinha Albuquerque

A vida é feita de altos e baixos, e por esse motivo: *É VIDA!* Trazendo como exemplo, quando o paciente está sendo monitorado por seus batimentos cardíacos, os riscos de altos e baixos mostrados na tela do monitor, mostra que há vida! E, como enfrentar os altos e baixos durante a vida? E, principalmente como manter-se forte e *fazer dar certo?* Aqui entra a, *RESILIÊNCIA*.Resiliência é um termo originário da física, é relacionado com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação

Postado em 07/06/2021 2021 20:04 , Economia. Atualizado em 07/06/2021 20:04

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

 

De nada adianta dizer “vai dar certo” é importante fazer ATÉ DAR CERTO

A vida é feita de altos e baixos, e por esse motivo: *É VIDA!* Trazendo como exemplo, quando o paciente está sendo monitorado por seus batimentos cardíacos, os riscos de altos e baixos mostrados na tela do monitor, mostra que há vida! 

 

E, como enfrentar os altos e baixos durante a vida? E, principalmente como manter-se forte e *fazer dar certo?*

Aqui entra a, *RESILIÊNCIA*.

Resiliência é um termo originário da física, é relacionado com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

 

O que significa resiliência 

Trazendo para o contexto do desenvolvimento humano, *RESILIÊNCIA* É a capacidade do indivíduo lidar com questões desafiadoras, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como: estresse, algum tipo de evento traumático ou rupturas bruscas em sua vida, sem entrar em surto emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar suas adversidades.

No dia a dia convivemos com alguns indivíduos que parecem nascer com uma incrível capacidade de superar obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com relativa facilidade e flexibilidade, a estas pessoas podemos atribuir uma característica extremamente importante, que os neurocientistas chamam de resiliência, estudos mostram que pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos.



*Como desenvolver a resiliência*

Cada pessoa possui sua forma de ver e lidar com questões desafiadoras, tem sua própria maneira de controlar o estresse, de enfrentar dores e desenvolver diferentes estratégias, que podem levá-la a uma sensação de estagnação ou de força; as que conseguem enfrentar, podemos atribuir que ela possui a característica da resiliência. 

 

Como desenvolver a poderosa habilidade da resiliência 

Um fator positivo é saber que é possível para qualquer indivíduo desenvolver essa poderosa habilidade, a resiliência.

Veja algumas ações que irão lhe auxiliar no desenvolvimento da resiliência:

  1. Seja flexível – perceba que mudança faz parte da vida;
  2. Seja realista em seus planos – é normal mudar a rota quando necessário;
  3. Cultive relacionamentos saudáveis, preserve o diálogo com as pessoas; 
  4. Coloque em prática as lições já aprendidas – Resgate memórias e estratégias que já fizeram parte da sua vida em momentos complexos do seu passado e exigiram sua resiliência;
  5. Mantenha hábitos saudáveis – busque novas maneiras de controlar o estresse e gerenciar os seus impulsos;
  6. Seja decisivo – a indecisão suga sua energia e traz consequências em várias áreas da sua vida, acarretando em situações inacabadas;
  7. Seja otimista – Mantenha uma atitude positiva.

 

 Como assumir um compromisso com você 

Além de praticar as dicas acima, busque fazer coisas que agreguem significado à sua vida. Inclua em suas atividades diárias coisas prazerosas, coloque ênfase nisso e pratique, *assuma esse compromisso com você!* Pode ser passar tempo com a família, se dedicar projeto voluntário, ensinar o que sabe a outra pessoas ou qualquer outra atividade que faça você se sentir bem, e consequentemente, mais resiliente.

Tenha orgulho de VOCÊ! Se orgulhe das suas habilidades e de tudo que já fez e conquistou até aqui. Acreditar em si mesmo é de extrema importância, não somente para aumentar a confiança e autoestima, como para manter a força e o foco para alcançar o sucesso.

Se você acreditar em si mesmo, ninguém será capaz de impedir você de alcançar seus objetivos.

“A vida são esses altos e baixos mesmo. Quando ela for contínua, talvez algo em você tenha morrido.”

Aventure-se, sorria, ame, chore, grite, o importante é não ter medo de viver intensamente, pois esse é o objetivo. 

A vida parece mesmo uma montanha-russa e são os altos e baixos que dão a adrenalina e o gostinho frio na barriga. Sem isso, não é vida!