Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Economia

Como Lidar com a Ansiedade?

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que o Brasil é o país mais ansioso da América Latina.

Postado em 19/07/2021 2021 18:32 , Economia. Atualizado em 19/07/2021 20:11

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

O país lidera o ranking com 9,3% da população sofrendo de algum transtorno de ansiedade. A ansiedade é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas nos tempos atuais. 

O que é ansiedade?

A ansiedade é definida como uma excessiva agitação do sistema nervoso central, é uma sensação desprazerosa e semelhante ao medo. 

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. Em uma tentativa de “proteção”, nosso organismo dispara o sistema de “luta e fuga”, que nos prepara para uma situação de risco, porém, a interpretação de que algo oferece perigo na maioria das vezes está equivocada, ou seja, ficamos extremamente ansiosos, de forma desproporcional ao risco que estávamos envolvidos ou imaginando. Ocorrem também sintomas físicos em nosso corpo, como: falta de ar, dores no peito, palpitações, dores de cabeça, suor frio, tremores, etc.



A ansiedade debilita a pessoa

A ansiedade faz com que a pessoa se sinta impotente diante de situações reais ou imaginárias e perca o interesse pelas coisas que lhe davam prazer. Quando a ansiedade está em grau elevado, desencadeia complicações, como: dificuldade de concentração, organização e elaboração de pensamentos, clareza de sentimentos e dificuldade para tomada de decisões. Outros distúrbios também são consequências: dificuldade para dormir, apatia em geral, paralisia e pesadelos constantes. 

 

A ansiedade faz parte das nossas emoções

‘E nomal ao depararmos com algo novo em nossas vidas sermos visitados por essa emoção. Exemplo: Numa apresentação em público, a primeira vez num encontro, em entrevista de emprego, numa mudança de cidade, etc. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, pois nos auxilia na preparação de enfrentamento de novas situações, nos condicionando a ativarmos nossos recursos internos para termos bom desempenho. O que é preciso entender é a diferença da ansiedade normal, do transtorno de ansiedade que é importante ser tratado, pois esse causa prejuízos na vida e quem sofre e das pessoas ao seu redor.

Dicas para lidar com a Ansiedade

Estabeleça uma rotina. Manter a rotina organizada pode ajudar na gestão do seu dia, e quando algo sair do controle ficará mais fácil reorganizar a sua agenda e com isso você terá melhor administração do seu tempo. Lembre-se de incluir atividade para sua vida pessoal nessa rotina, é importante ter listado momentos de pausa para o seu bem-estar.

 

Diminua a Autocobrança

Aprenda a lidar com seus limites. É importante ter cuidado com metas e cobranças exageradas, não dá para dar conta de tudo o tempo todo. O melhor caminho é estar atento para o que é possível fazer neste dia, afinal tem dias que temos mais energia e outros menos.

 

Durma mais cedo

A má qualidade de sono pode ser uns dos vilões e culpado pela ansiedade. Ou seja, sono inadequado pode ampliar as reações antecipadas do seu cérebro, aumentando os níveis de ansiedade.

 

Pratique exercícios físicos

Assim como para qualquer outro tratamento de saúde a atividades física é um dos pilares no tratamento da ansiedade. Os exercícios físicos estimulam a produção de substâncias com o endorfina e oxitocina, que auxiliam a relaxar, trazendo bem estar e melhorando o humor. Esses fatores ajudam na redução da ansiedade. 

 

Meditação e Técnicas de Relaxamento 

Existem estudos que comprovam os diversos benefícios da meditação e das técnicas de relaxamento, principalmente para aqueles indivíduos que sofrem com a ansiedade.A meditação é uma ferramenta que auxilia a pessoa a se conectar com o presente, o aqui e agora, possibilitando a mente a não focar nas questões do futuro que promovem a ansiedade.

Busque ajuda profissional

Nem sempre é possível lidar sozinho com os distúrbios de ansiedade, e a terapia é uma grande aliada para melhorar a saúde mental.  Busque o equilíbrio dessa emoção, para que ela possa desempenhar o seu real e importante papel importante na sua vida.

Aprender a lidar com a ansiedade é uma forma importante se conseguir melhores resultados em todas as áreas da vida.