Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de dezembro de 2021

Cidades

Arcoverde implanta primeira microfloresta nativa do Brasil

Portal de entrada para a região do Sertão pernambucano, onde as temperaturas elevadas podem superar os 40 graus, a cidade de Arcoverde, no Moxotó, investe na arborização urbana com a implementação da primeira microfloresta nativa do Brasil.

Postado em 20/07/2021 2021 21:17 , Cidades. Atualizado em 20/07/2021 21:27

Jornalista ,

Portal de entrada para a região do Sertão pernambucano, onde as temperaturas elevadas podem superar os 40 graus, a cidade de Arcoverde, no Moxotó, investe na arborização urbana com a implementação da primeira microfloresta nativa do Brasil.

Implantação de microfloresta nativa em Arcoverde, no Sertão do Moxoto. – Foto Divulgação

Localizada na entrada do bairro Cohab I, a Microfloresta Arcoverde Sertão Encantado é um projeto da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com o Coletivo Portal Encantado, através do Projeto Arcoverde Mais Verde.

As atividades de implantação da microfloresta tiveram início no último sábado, 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, com o plantio de árvores nativas, como a a barriguda e a umburana de cambão, espécie ameaçada de extinção. No total, serão plantadas mais de 100 espécies nativas da Caatinga, incluindo 170 mudas de ipês branco, rosa e roxo, plantados em padrão degradê, embelezando a cidade.

 

“A microfloresta surgiu através da sugestão e do sonho de um dos membros do grupo Portal Encantado, o Alexandre Monteiro, que nos disse que tinha esse sonho da microfloresta, onde no Brasil não tem nenhuma oficialmente. O prefeito achou a ideia excelente, nos deu total apoio, e no sábado, dia de preservação das florestas, nós lançamos esse projeto num local escolhido por nós e pelo grupo Portal Encantado”, explicou a paisagista e diretora municipal de Meio Ambiente, Jaqueline Coelho.

Implantação de microfloresta nativa em Arcoverde, no Sertão do Moxoto. – Foto Divulgação

 

Idealizador da iniciativa, o ativista ambiental Alexandre Monteiro, integrante do Coletivo Portal Encantado, ressaltou os benefícios de uma cidade arborizada para a qualidade de vida da população. “Nós acreditamos que o planeta está vivendo uma situação muito grave, muito urgente, uma crise climática muito séria, que ameaça a vida na terra. E nós estamos tentando fazer a nossa pequena parte, mas que é importante. Então pensando nisso e pensando também em todos os outros benefícios que uma cidade arborizada, com uma floresta nativa tem, no que diz respeito a todos os benefícios climáticos e ecológicos que podemos citar, foi que surgiu a ideia do projeto da Microfloresta Arcoverde Sertão Encantado”, afirmou Alexandre.

 



 

Coletivo Portal Encantado

O Coletivo Portal Encantado é um grupo de ativismo ambiental, que desenvolve trabalhos voluntários e sem fins lucrativos na defesa e preservação do meio ambiente. O grupo atua em diversificadas frentes de trabalho, como produção de mudas, arborização, reflorestamento, limpeza de espaços naturais e conscientização ambiental.

“Temos diversas frentes de trabalho em nosso grupo. Nós prestamos serviços voluntários de arborização, de reflorestamento, de monitoramento de arvores, coletas de sementes, produção de mudas, cuidados com a saúde das arvores, recolhimento de lixo em áreas naturais, destinação do lixo para reutilização e reciclagem, trabalho de conscientização em escolas e eventos de divulgação científica”, concluiu Alexandre Monteiro.

 

mao

 

Imagem home JC