Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Economia

Você tem medo de empreender?

Empreender é uma atitude desejada por muitos mas conquistada por poucos 

Postado em 26/07/2021 2021 18:19 , Economia. Atualizado em 26/07/2021 18:19

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

O que te impede de montar o seu próprio negócio e ter a empresa dos seus sonhos? Medo? Medo de quê? De onde vem esse medo que te impede de seguir em frente? O medo, como resposta psicológica, mantém as pessoas com a sensação de segurança. O medo tem como finalidade auxiliar as pessoas a evitar armadilhas. Se uma nova ideia está te deixando com ansiedade, insegurança e medo, pare, reflita e descubra o real porquê. 

 

É realmente algo arriscado ou simplesmente tenho medo de sair da minha zona de conforto?

Defino “Zona de Conforto”,  como cerca mental,  onde dentro do meu cercado é tudo seguro e tenho o domínio,  se sair tenho que enfrentar o desconhecido e isso me assusta.”Você tem medo por ainda não ter analisado as verdadeiras questões de ângulos diversos ou simplesmente está experimentando o medo que sempre surge antes de iniciar um novo projeto? Identificar e compartilhar as fontes do medo é uma tática essencial para avaliar as decisões tomadas. Sair da zona de conforto é saudável e encorajador. Imagine deixar de lado seu planejamento pelo simples fato de não avaliar de maneira clara os prós e contras desse projeto? 

 

Há algo realmente poderoso sobre a ideia de medo dentro da experiência empresarial

O empreendedorismo é, na mente e no seu coração do empreendedor  algo incrivelmente assustador e motivador. Quem escolhe empreender está colocando tudo em jogo para perseguir sua ideia, seu sonho ou paixão. O medo não é um obstáculo! O medo pode fornecer o impulso necessário para o sucesso. Se você se sente oprimido pelo medo, saiba que  o medo pode ser seu grande aliado. O medo não pode te parar. Ele deve te impulsionar! Se for para ter medo que seja de continuar vivendo uma vida que não te faz feliz, de continuar trabalhando aonde você não consegue crescer, de permanecer na zona de conforto, de sonhar e não realizar e de ser apenas mais um na multidão. O medo deve te impulsionar e não te bloquear. Encare-o de frente. Procure os motivos desse medo e busque formas de superá-lo. 

 

Entender que o medo é essencial para seguir em frente!

 Você realmente tem medo? Por que você tem esse medo? De onde ele vem? Tem como contornar esse medo? Um dos passos mais importantes para transformar o medo de inimigo para aliado é identificar as fontes de ansiedade. Pode parecer estranho, porém muitas pessoas simplesmente dizem que têm medo de fazer algo diferente, de empreender e nem sabem ao certo porquê têm esse medo. Faça essas perguntas a você mesmo e busque respostas verdadeiras e consistentes.Se as respostas lhe mostrarem que seu medo faz sentido, busque as maneiras corretas de enfrentá-lo. Pode ser falta de recursos financeiros, falta de habilidades técnicas, enfim, para cada situação trace o caminho que será necessário percorrer e direcione seu foco! Evite manter sua atenção e energia no medo, pois a nossa mente segura exatamente aquilo que queremos abandonar.

 

Tenha coragem!

É preciso muita coragem para empreender, não importa o tipo do negócio. Qualquer obstáculo pode ser encarado como fator limitante para não agir. Já pensou que um futuro brilhante pode escapar de suas mãos por causa  das suas desculpas? Acredite em você e no seu potencial, na sua força de superação! Só você pode mudar sua vida e fazer seus sonhos se tornarem realidade. Para isso, é preciso ter coragem para sair da zona de conforto, encarar os desafios de frente e acreditar em si mesmo. Não há questão que não possa ser resolvida e medo que não possa ser superado. No início as coisas podem parecer desafiantes e,  até mesmo impossíveis, entretanto com dedicação, esforço e consistência o possível começa acontecer! Dê o primeiro passo! Comece devagar! Tenha atitude e não deixe o tempo levar as oportunidades preciosas. Todas as empresas de sucesso, que hoje são reconhecidas por seus resultados, um dia era apenas ideia na cabeça de alguém e teve início do zero. Sorte é o encontro da oportunidade com o preparo!

Te desejo muita Coragem!