
Estilo Bolsonaro complica as relações entre os poderes da República POR ANGELO CASTELO BRANCO
Desconforto segue prevalecendo em meio a polêmicas
Postado em 08/08/2021 2021 12:00 , Política. Atualizado em 08/08/2021 12:21
Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor
Os confrontos permanentes do presidente Bolsonaro com ministros da Suprema Corte e as bancadas da esquerda no congresso nacional tomaram agora um rumo irreversível e imprevisível. O bate boca sobre a questão da confiança nas urnas eleitorais eletrônicas foi a gota d’água. Os estragos no relacionamento institucional inflamam ainda mais o clima entre o Palácio do Planalto e os demais poderes da República.
Lula surfa nas confusões armadas pelo adversário
O estilo de brigão que Bolsonaro adotou durante a campanha de 2018 e manteve intensamente ao assumir o governo contribui também para antecipar o clima de campanha eleitoral. O ex-presidente Lula, apontado como virtual candidato à sucessão presidencial do próximo ano, leva vantagem no meio da confusão política em Brasília.
Daqui pra frente “a pisada é essa”.
O mal-estar entre o poder executivo e o STF serve também de combustível para a CPI da Covid em andamento no Senado, sendo provável que a temperatura do stress suba um pouco mais durante a semana que se inicia Quem circula pelos bastidores do palácio do Planalto admite que o estilo Bolsonaro vai continuar causando polêmicas sendo quase impossível deter esse processo porque aparentemente o presidente não ouve conselhos e não parece ter alguém conciliador próximo a ele.