Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de março de 2024

Política

Estilo Bolsonaro complica as relações entre os poderes da República POR ANGELO CASTELO BRANCO

Desconforto segue prevalecendo em meio a polêmicas

Postado em 08/08/2021 2021 12:00 , Política. Atualizado em 08/08/2021 12:21

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

 

Os confrontos permanentes do presidente Bolsonaro com ministros da Suprema Corte e as bancadas da esquerda no congresso nacional tomaram agora um rumo irreversível e imprevisível. O bate boca sobre a questão da confiança nas urnas eleitorais eletrônicas foi a gota d’água. Os estragos no relacionamento institucional inflamam ainda mais o clima entre o Palácio do Planalto e os demais poderes da República.

 

Lula surfa nas confusões armadas pelo adversário

O estilo de brigão que Bolsonaro adotou durante a campanha de 2018 e manteve intensamente ao assumir o governo contribui também para antecipar o clima de campanha eleitoral. O ex-presidente Lula, apontado como virtual candidato à sucessão presidencial do próximo ano, leva vantagem no meio da confusão política em Brasília.

 

Daqui pra frente “a pisada é essa”.

O mal-estar entre o poder executivo e o STF serve também de combustível para a CPI da Covid em andamento no Senado, sendo provável que a temperatura do stress suba um pouco mais durante a semana que se inicia Quem circula pelos bastidores do palácio do Planalto admite que o estilo Bolsonaro vai continuar causando polêmicas sendo quase impossível deter esse processo porque aparentemente o presidente não ouve conselhos e não parece ter alguém conciliador próximo a ele.