Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Cidades

Municípios sertanejos estão a um passo de concluir a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Veja como a vacinação está avançando em Cabrobó, Sertânia, Petrolina, Arcoverde e Dormentes.

Postado em 15/09/2021 2021 16:09 , Cidades, Saúde. Atualizado em 15/09/2021 16:27

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades, Saúde

Algumas cidades do Sertão pernambucano estão bem perto de concluir o ciclo vacinal dos adolescentes e ficarem aptas para uma futura fase de imunização de crianças menores de 12 anos. Mesmo que ainda não exista nenhum imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso dessa faixa etária, já está em estudo essa possibilidade.

Imagem Ascom Pre. Dormentes

 

Cabrobó
Em Cabrobó, a primeira dose dos adolescentes com idade a partir de 12 começou no dia 3 deste mês. Um mutirão foi realizado na EREM Senador Paulo Guerra. De acordo com o último balanço apresentado, 1700 jovens cabroboenses já receberam a D1 da vacina.


Sertânia

A Prefeitura de Sertânia abriu na terça-feira (14), o cadastro para a vacinação contra Covid-19 de adolescentes entre 12 e 14 anos, sem comorbidades.  Ainda não há data definida para abertura do agendamento.
O cadastro deve ser feito no site http://www.sertania.pe.gov.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina”, que está disponível para Android. Esse processo vai facilitar a identificação do grupo em questão e dará mais celeridade na vacinação.



Petrolina

A Prefeitura de Petrolina recebeu, nesta terça-feira (14), uma nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus. Chegaram ao município 11.874 doses para aplicação de primeira dose na zona urbana e rural. Com isso, poderão receber a vacina todas as pessoas a partir de 12 anos.Para a zona urbana, o agendamento na plataforma  estará disponível nesta quinta-feira (16), no site vacina.petrolina.pe.gov.br, às 14h.

 

Dormentes

A partir desta quarta-feira (15) começa a vacinar adolescentes de 12 anos. A imunização será realizada na sede e também no interior, das 17h às 19h. 

Para receber a vacina é preciso comparecer ao Ponto de Vacinação, montado em frente a Secretaria de Saúde, no centro ou nas Unidades Básicas nos distritos de: Caatinga Grande, Lagoas, Lagoa de Fora e Vila Nova. Os menores de idade precisam estar acompanhados de pai, mãe ou responsável legal. Na ausência destes, é necessário apresentar declaração de autorização, podendo ser escrita à mão.

 

Arcoverde

Na próxima quinta-feira (19/08), a Secretaria de Saúde de Arcoverde e o PNI Municipal estarão dando início a mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, direcionada para pessoas a partir dos 12 anos com comorbidades. 

As aplicações acontecem no horário das 8h às 16h, nos pontos da quadra do Sesc Arcoverde, na Aesa e na Praça da Bandeira. Para receber a imunização, é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Vacinação de crianças pode virar realidade no Brasil

O pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária foi negado por unanimidade pelos diretores da Anvisa. Eles apontaram a falta de estudos de fase 3, que são os específicos para determinar a eficácia de um imunizante.

No entanto, a Pfizer informou que já existem estudos e testes em andamento em crianças de 6 meses a 11 anos de idade para avaliar a eficácia e a segurança do imunizante. Enquanto isso, a Janssen tem autorização da Anvisa para o estudo clínico de sua vacina com menores de idade.