
O efeito da pandemia sobre a atividade agrícola
As pessoas envolvidas com a agricultura e a pecuária têm sido afetadas em uma dimensão diferente. O campo é por si só uma atividade outdoor. Não é de agora, nem tampouco com a ocorrência da pandemia que o homem procura sair de seu ambiente doméstico para a prática do esporte, da caça, da pesca, ou simplesmente para apreciar o ar, o sol, a paisagem, os parques e o jardim.
O agricultor e seus associados são extremamente ocupados.
Postado em 17/09/2021 2021 14:57 , Agronegócios. Atualizado em 17/09/2021 15:55
Em geral, a atividade agrícola tornou-se um ambiente acolhedor na pandemia Imagem de Jill Wellington por Pixabay
Este modo de vida livre e a céu aberto por si só, sem que se flexibilize os cuidados sanitários e de distanciamento recomendados, é por si só uma terapia e, consequentemente o impacto da pandemia sobre a saúde mental das pessoas do campo não foi tão marcante quanto aqueles que estão nos aglomerados urbanos.
A consequência da preservação da saúde mental do produtor e trabalhadores é muito clara, com as consequências a seguir:
Ressalte-se que, apesar da pandemia não ter deixado de causar vítimas em números nunca registrados, o dia a dia do campo foi pouco alterado em comparação com a vida urbana.
E a saúde física e mental, como fica?
Um pequeno percentual de infectados pelo coronavírus mesmo após receber alta, saíram ilesos. Milhões amargam as consequências físicas, onde a ação do patógeno no sistema imunológico é de tal ordem que em cada paciente a reação é diferente.
No caso da saúde mental, a situação tem sido ainda mais crítica. O isolamento acentua a solidão, separa a população por faixa etária, bloqueia a socialização e fez emergir pânicos e medos em proporção alarmante.
Alguns pacientes tiveram a capacidade de concentração e capacidade cognitiva, além do olfato e paladar afetados, certamente você deverá conhecer alguém que por meses após a ocorrência da doença ainda não se sente confortável para desenvolver atividades que antes eram normais e aprender ou ler com a mesma eficiência.
O que se espera
Não há como prever que novas mutações do vírus deixem de ocorrer e que a vida volte como era antes. Na realidade, a máscara passou a ser um item do vestuário que será utilizado a partir deste período. O campo continuará sendo o ambiente mais saudável e dificilmente, nas circunstâncias atuais, o risco de contaminação será superior à média.
Houve ainda uma outra situação, já relatada neste espaço em textos anteriores, que foi o aumento do valor das terras periurbanas, quando milhares de famílias optaram por viver em chácaras e sítios.
Trocando em miúdos, a Covid 19 trouxe consequências graves para todos. Alguns sofreram mais, porém o grupo que convive diretamente com a natureza tem conseguido conviver melhor, sem dúvida alguma.
Por Geraldo Eugênio – Agronegócios / Ed. 222 JS Digital