Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Política

A importância da facilidade no acesso aos serviços públicos. Por Aluísio Sampaio

São várias as experiências espalhadas pelo país, de como os órgãos públicos, estão aumentando a eficiência da oferta de suas atividades

Postado em 24/09/2021 2021 11:52 , Política. Atualizado em 24/09/2021 12:01

Colunista

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

 

A busca dos entes públicos, seja de nível federal, estadual ou municipal, pela modernização, qualidade, simplificação e agilização na prestação de serviços, é um aspecto importante, que colabora de maneira positiva, na vida do cidadão. Ao longo do tempo, a máquina pública vem se estruturando, tanto de maneira física, como on-line, principalmente.

 

São várias as experiências espalhadas pelo país, de como os órgãos públicos, estão aumentando a eficiência da oferta de suas atividades. Um exemplo é a iniciativa promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ), com a criação da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE).

 

A COPE tem como objetivo, ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho, qualificando os trabalhadores para vagas de emprego e também, para geração de sua própria renda, por via do empreendedorismo. Em um único espaço, diversos serviços são disponibilizados, como vagas de emprego, cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, abertura de empreendimentos, linha de crédito, entre outros, pela Agência do Trabalho, Expresso Empreendedor, Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), e Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).



Vale destacar que, a Central de Oportunidades de Pernambuco, atua em parceria com as prefeituras. Atualmente, as cidades de Paulista, na Região Metropolitana, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão, na Região Mata Sul, Pesqueira, na Região Agreste Central, Afogados da Ingazeira e Itapetim, na Região Sertão do Pajeú, Salgueiro, na Região Sertão Central e Exu, na Região Sertão do Araripe, dispõem da COPE. De acordo com o Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, mais de 30 municípios deverão ser contemplados com a central de oportunidades até o final do ano de 2022.

 

Essa ação em conjunto entre o governo estadual e os governos municipais é de grande importância, pois contribui para uma maior disponibilidade e facilidade no acesso aos serviços públicos, e ainda, na oportunização de novos negócios e empregos, proporcionando crescimento e desenvolvimento nas localidades.

 


Quem é Aluísio Sampaio: Sertanejo Pernambucano, da Capital do Vaqueiro, Serrita, é Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde, também pela UNIVASF. Possui extensão em Empreendedorismo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnico em Recursos Humanos pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), e Logística, pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento no Projeto “AgritechNE”, na Embrapa Semiárido. Entusiasta do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Instagram: @aluisio_sampaio E-mail: sampaioaluisio@hotmail.com