Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de outubro de 2021

Educação

Bora de Outubro Rosa! Por Diedson Alves

Cuidar da Saúde envolve o bem estar e a qualidade de vida.

Postado em 05/10/2021 2021 22:57 , Educação. Atualizado em 05/10/2021 23:00

Colunista

Prof. Diedson Alves Mestre em Ciência da Educação

 

Com o propósito de alertar a sociedade como um todo sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o mês de outubro destaca-se pelo movimento que visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

 

O mês de Outubro 

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são essenciais para a prevenção, uma vez que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

No processo histórico, o movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento ocorria sem que houvesse  instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

 

Outubro Rosa no Brasil

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: “A Prevenção é necessária.” Todos os anos no referido mês diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama surgem pela televisão, rádios, jornais e internet. Quantas de vezes, mulheres , fez o autoexame em o ano passado? Conseguiu no meio da sua rotina incluir os exames solicitados pelo médico? Retornou ao consultório para apresentá-lo e obter o retorno de como está seu corpo?

 

Encontramos diversos relatos de pessoas que superaram o câncer porque o diagnóstico chegou a tempo.

 

 Outras, superaram, porém perderam a mama e assim a luta da autoestima é uma nova batalha a ser vencida. O cuidado é decisivo para ajudar a identificar alterações na mama mais rapidamente. Conhecer seu corpo é muito importante. Ter um tempo para si mesma deve ser constante. A chance de cura quando se descobre no comecinho é de em média 95%.

Fazer a campanha do Outubro Rosa é muito relevante e importante. Mas para além desse mês, cuidados são necessários. Importante lembrar que o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, o autoexame também deveria entrar na rotina masculina. Sim, homens também podem ter câncer de mama.

Segundo pesquisas, dos casos de câncer de mama, 1% é masculino. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.

Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente naquelas cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário. O fato é que cuidar da saúde, priorizá-la deve ser rotina tanto para homens como para mulheres.  

Cuidar da Saúde envolve o bem estar e a qualidade de vida. Bora de Outubro Rosa?