Felicidade não é Destino. Por Antônio José
A grande maioria das pessoas são infelizes porque deixam de viver o momento presente esperando encontrar a felicidade em um momento futuro como se ela fosse um destino distante de alcançar.
Postado em 16/10/2021 2021 13:40 , Bem Estar. Atualizado em 16/10/2021 18:42
O mundo físico é muito convincente e transmite a impressão de ser sólido e seguro, isso nos aprisiona, é preciso escapar dele. Escapar percebendo que esse mundo na verdade é umproduto da mente. Sem considerar essa percepção, o mundo físico nos envolve como uma rede. Mas como a maioria das redes sempre tem alguns buracos, encontre um deles e escape por ele para começar a enxergar a felicidade. Se você é materialista esse tipo de afirmação só o irrite. Elas vão lhe parecer bizarras, considerando que o mundo “lá fora” é claramente real. Desconhecem que mundo “lá fora” real, é fruto da relação mantida com aqueles que os observam e, os vêm refletido em si.
O mundo físico nos envolve como uma rede
Esse é um tipo de entrave nos mantém presos a uma concepção errônea, que precisa ser superada e para ultrapassá-la é preciso encontrar um buraco na rede e escapar por ele, para daí encontrar a verdadeira felicidade. Falo verdadeira felicidade, porque existem outras que são superficiais e enganosas advindas, momentaneamente, como um reflexo das conquistas materiais que muitas vezes exigiram muito esforço, desgaste e estresse. É preciso despertar a consciência de que na vida jamais chegaremos a algum lugar definitivo, porque esse destino não existe. A vida pode se tornar consistente, relaxante e feliz dependendo da forma como ela é encarada por nós. Somos criadores da própria realidade.
A vida é o agora
O “despertar” nada mais é que assimilar a grandiosidade davida e ter consciência de que ela é o agora, esse momento, esse seu pensamento, essa sua história, o som que você ouve agora e o seu devaneio imaginário do momento. Tudo acontece no agora, no seu dia-a-dia, nesse momento, nada acontece no amanhã. Amanhã é o reflexo do hoje, o chamado ontem, o futuro é uma projeção. Precisamos abandonar as utopias e viver intensamente o presentecônscios de que a felicidade não é destino, ela já existe dentro de você e faz parte do seu cotidiano desfrute dessa dádiva com o âmago do seu ser. A felicidade existe no “agora” e é mais viva que a vã imaginação.