Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2022

Economia

Jornal do Sertão lista vantagens do gás natural para consumidores

A rede local da Copergás foi inaugurada nesta quinta-feira (21), em Petrolina. Agora, os motoristas sertanejos já podem inicia a instalação do cilindro de gás natural

Postado em 21/10/2021 2021 15:25 , Economia. Atualizado em 21/10/2021 16:04

Colunista
Jornalista ,

Rede local da Copergás em Petrolina foi inaugurada nesta quinta-feira (21). (foto: Lídia Magalhães

A partir de agora, os motoristas e as empresas sertanejas já poderão optar pelo uso de gás natural liquefeito (GNL). Nesta quinta-feira (21), a rede local da Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) foi inaugurada em Petrolina e poderá atender todo o Vale do São Francisco.

O GNL tem se destacado como uma das melhores, mais seguras, econômicas e ecologicamente corretas opções de combustível para veículos. São muitas as vantagens deste produto enquanto combustível automotivo, especialmente se comparado ao álcool, à gasolina ou ao diesel. Por isso, o Jornal do Sertão listou essas vantagens.

Ecologicamente correto

A combustão do gás natural é mais completa que a da gasolina, do álcool ou diesel. Por isso, apresenta baixo índice de emissão de poluentes. Além da eliminação de fumaça, há uma redução de até 98% do óxido de enxofre e 70% do óxido de nitrogênio, em relação ao óleo diesel, e cerca de 90% de monóxido de carbono em comparação com a gasolina.



 

Segurança

O GNV também é tão ou até mais seguro que os outros combustíveis. Por ser mais leve que o ar, o gás natural, em caso de vazamentos, dissipa-se rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de explosões e incêndios. Todo o abastecimento é realizado sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim qualquer possibilidade de combustão.

Os cilindros e componentes do Kit de Conversão carregados no veículo são projetados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado. Estes cilindros possuem a capacidade de resistir a choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo.

Economia para o consumidor

O gás natural permite reduzir em até 60% os gastos com combustível. Além disso, o proprietário do veículo mantém a alternativa de usar o combustível original. Além de ser mais barato que os combustíveis comuns, ainda reduz o número de paradas para manutenção. Isso porque é um combustível seco e, por isso, não dilui o óleo lubrificante no motor do veículo. Sua queima não produz depósitos de carbono nas partes internas do motor, o que aumenta a vida útil e o intervalo da troca de óleo.

Além disso, há a diminuição da frequência na troca do escapamento do veículo, pois a queima do gás natural não provoca formação de compostos de enxofre, diminuindo a corrosão.

Custo
O gás é armazenado no veículo em cilindros que possuem ainda uma chave para troca de combustível. O custo do kit de conversão oscila entre R$ 2.000,00 (kit de 2ª geração) a até R$ 5.000,00 (kit de 5ª geração).