Aplicativos Móveis (app): Uma tecnologia de destaque no cotidiano de trabalho dos cidadãos. Por Bárbara Sampaio
Vale destacar que, os aplicativos também conhecidos como (APPS) foram criados para aparelhos smartphone e são usados para localização, aprendizagem, jogos, comunicação e assim por diante
Postado em 22/10/2021 2021 06:03 , Política. Atualizado em 21/10/2021 14:44
Visto que, essas empresas enxergam novas possibilidades de fidelização da clientela através do fornecimento de diversas ferramentas tecnológicas que facilitam a relação bilateral – cliente/empresa. Logo, observamos que esse crescimento está relacionado ao padrão de negócio de fácil acesso e de baixo custo. Além de trazer a organização para os modelos que mais têm se tornado uma realidade
Vale destacar que, os aplicativos também conhecidos como (APPS) foram criados para aparelhos smartphone e são usados para localização, aprendizagem, jogos, comunicação e assim por diante. Com isso, é notório que o crescimento do uso de celulares smartphones tem causado grande impacto após sua criação. Sendo assim, Tibes, Dias, Zem-Mascarenhas (2014) denominam esta fase como a grande revolução tecnológica depois das redes sociais e internet. Dessa forma, o número de aplicativos baixados tem crescido cada dia mais nessa última década, gerando possibilidades de comércio em diferentes áreas.
Nessa direção, Gava (2016) relata que o uso de aplicativos móveis tem ganhado espaço, pois permite aos profissionais melhor agilidade e precisão em seu ofício. Logo, um dos principais benefícios do uso da tecnologia é a diminuição da mobilidade do profissional, levando em consideração a locomoção que é frequente em seu local de trabalho. Por esse motivo, o uso de tais ferramentas não é opcional, mas uma necessidade.
Vale destacar que, o cenário atual dos mercados de vendas no modelo “delivery”, vem crescendo constantemente e ganhando cada vez mais espaço nas relações sociais dos seres humanos. Portanto, esse mercado, chega em muitas vezes a substituir os espaços físicos das empresas, sendo um canal que pode aproximar cada vez mais os cidadãos das organizações.
A partir disso, verificamos que o uso de aplicativos de dispositivos móveis tem sido uma estratégia de destaque na sociedade capitalista globalizada, e que com o uso dessas ferramentas, as relações de trabalho têm sido realizada de forma prática e eficaz retratando o imediatismo das relações sociais, políticas e econômicas.
Nessa perspectiva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) revela que 80,4% das famílias brasileiras entrevistadas utilizam o smartphone como principal meio de acesso à internet.
Esses dados nos revelam que o preço dos dispositivos móveis elevou o acesso para a maioria da população. Além disso, os celulares podem ser mais fáceis de operar e apresentam a característica de realizarem multitarefas.
Desse modo, é notório que os aplicativos são conhecidos por serem versáteis e apresentarem propósitos bastante diversificados, podendo ser baixados em plataformas diferentes e contemplando usuários que utilizam modelos e sistemas operacionais diversos.