Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de março de 2025

Cultura

Edição do Curta na Serra tem formato híbrido neste ano

Neste ano, 35 curtas-metragens nacionais, divididos em panoramas temáticos, estão sendo exibidos pelo evento, de forma online e gratuita

Postado em 26/01/2022 2022 06:30 , Cultura. Atualizado em 25/01/2022 23:30

Colunista
Jornalista ,

O Menino Que Morava No Som – Ator Maycon Douglas – Fotografia Carlos di Oliveira – Felipe Soares

A terceira edição do Curta Serra, mostra de cinema já está acessível ao público. Neste ano, 35 curtas-metragens nacionais, divididos em panoramas temáticos, estão sendo exibidos pelo evento, de forma online e gratuita, através do site www.curtanaserra.com.br.

As obras podem ser conferidas pelo público até 30 de janeiro. Esta é a primeira edição do Curta na Serra realizada em formato híbrido, que tem como objetivo difundir a cultura do cinema no Agreste pernambucano.

As obras

Para a mostra, o curador Vitor Búrigo separou os curtas-metragens em três panoramas temáticos, cada um com dez obras. São eles: “É Preciso Estar Atento e Forte”; com importantes – e urgentes – pautas sociais; “Fantástico Imaginário”, uma seleção com narrativas fantasiosas, mas ainda assim próximas da realidade; e “O Tempo ao Redor”, com histórias que atravessam estações. Cada um dos conjuntos abriga obras dos mais diversos gêneros cinematográficos, assim é possível conferir documentários, ficção, animação e ainda filmes experimentais.

“A intenção é oferecer uma variedade de histórias e narrativas que aproximam os indivíduos da cultura do cinema e de suas identidades, sem deixar de envolver nessa relação temas sociais e políticos. A ideia é promover cultura e também debates e reflexões”, explica Búrigo, que fará a mediação de debates entre público e realizadores após as exibições das obras.

O Curta na Serra também realiza duas mostras temáticas especiais, essas mediadas por Marlom Meirelles. A primeira, “Mostra Homenagem Katia Mesel”, é um tributo à vida e obra da cineasta pernambucana, a primeira mulher a dirigir um filme longa-metragem em Pernambuco e a participar de um festival de cinema brasileiro. Katia é uma das homenageadas do evento ao lado de Das Neves, artista plástica natural de Bezerros. Na mostra em homenagem a Katia, serão exibidas as obras “Sulanca” e “Recife de Dentro Pra Fora”.

A segunda mostra especial, “Mostra Ver Ouvindo”, abriga filmes com recursos de acessibilidade comunicacional em audiodescrição, LSE (legendas para surdos e ensurdecidos) e Libras (tradução para a Língua Brasileira de Sinais). Aqui o público poderá conferir os documentários “O Rio: Um Itinerário Poético”, “Cabocolino” e “Ethxô Nandudya”.

Cabocolino (foto: Divulgação)

Sobre o evento

O evento é uma realização da produtora Eixo Audiovisual, com apoio da Prefeitura de Bezerros, incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Também são parceiros do evento o CNA, a TV Pernambuco, Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Bezerros, Festival Ver Ouvindo, Revista Jurema, Laurentur, MUCA, Bodega de Véio, Pousada Serra Negra, Pousada das Artes e Restaurante Mirante Serra Negra.