Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de janeiro de 2025

Cultura

Círculo Cromático: como usar? Por Rochany Rocha

A cor da roupa que você veste é a primeira coisa que chama a atenção, depois vem o modelo, a padronagem e etc… Por isso é tão importante aprender a usar o círculo cromático nos looks

Postado em 12/02/2022 2022 11:11 , Cultura. Atualizado em 12/02/2022 11:12

Colunista

Rochany Rocha
Jornalista, blogueira e consultora de moda

Olá!!! Sabadou e chegou o momento mais esperado da semana: melhorar nossa imagem pessoal através da moda. Nas semanas anteriores já falamos sobre os estilos pessoais e os tipos de corpos. Hoje vamos falar sobre a importância de saber combinar as cores na hora de compor um look.

A cor da roupa que você veste é a primeira coisa que chama a atenção, depois vem o modelo, a padronagem e etc… Por isso é tão importante aprender a usar o círculo cromático nos looks. Além de auxiliar na composição da nossa imagem pessoal, as cores também transmitem emoções e desvendar esse universo mágico é uma delícia!

Aprender a harmonizar cores é um desafio e tanto. O círculo existe para dar essa mãozinha. Com a ajuda da ferramenta, você vai perder o medo de brincar pois já sabe de cara quais cores combinam entre si para causar efeitos variados.
As cores estão por tudo e podem ser usadas ao nosso favor, seja para transmitir mensagens ou sensações. Elas são faixas de ondas visíveis a olho nu e são produzidas na retina através da luz refletida ou difundida pelos objetos. Parece confuso na teoria, mas com um pouquinho de prática é possível transformar o círculo cromático em um aliado.
Dentro da teoria das cores temos as primárias (cores base: amarelo, vermelho e azul), as secundárias (formadas por uma mistura entre as primárias) e, por fim, as terciárias, que são a mistura de cores primárias com secundárias.

O círculo cromático nada mais é do que, como o próprio nome já diz, um círculo em formato de pizza dividido em 12 “fatias”. Cada fatia representa uma cor. Temos, no total, 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Essa ferramenta foi criada com o objetivo de facilitar a combinação de cores e criar harmonia entre elas. Além de ser usada por designers e artistas, o círculo também é parte fundamental da consultoria de imagem.

Essa ferramenta existe para nos lembrar das infinitas possibilidades de cor que existem por aí, sobretudo as mais ousadas. Dentro do círculo cromático, temos 4 possibilidades de harmonia de cor.

A monocromática, é a queridinha ton sur ton, aposta da vez nas passarelas internacionais. Isso quer dizer que você irá explorar apenas uma fatia do círculo, ou seja, uma cor com suas diferentes tonalidades.

Se preferir, pode usar uma única tonalidade e aí vale apostar em tecidos com texturas bem ricas, para não deixar o look monótono. Essa é a harmonia mais popular e praticamente à prova de erros. Suas vantagens? Afina, alonga e deixa a produção instantaneamente elegante.

Chamamos de complementares as cores que estão em lados opostos do círculo. Esse mix inusitado traz originalidade e dinamismo para o look! Se você ainda tem medo, comece aos poucos, aproveitando para combinar os acessórios e pequenos detalhes.

A combinação análoga é harmônica, suave e refinada que trabalha cores vizinhas. Apesar de serem um pouco contrastantes entre si, o resultado fica bem alegre e interessante.

Harmonia tríade traz combinações mais vibrantes, ousadas e informais. Essas combinações misturam três ou mais cores que possuam a mesma distância entre si dentro do círculo. Por se tratar de uma harmonia chama muita atenção, eu aconselho deixá-la para vitrines, evitando carregar demais a imagem pessoal!

Cores como preto, branco, azul escuro e cinza médio são consideradas neutras e funcionam bem em qualquer pessoa. Elas podem servir de base para combinar com qualquer outra do círculo.

Agora que você já sabe como usar o círculo cromático nos looks, vale frisar que nem todas as cores favorecem. Nossa pele, cabelo e olhos impactam diretamente na percepção da cor. Por isso é tão importante descobrir qual é a sua paleta de cor, assunto para próxima semana!