Produção de energia limpa recebe mais incentivos
O governo vai lançar, nesta segunda-feira (21), várias medidas de incentivo a produção de energia limpa, entre as quais a de biometano. No Sertão, a SanVale começou a picotar pallets provenientes das indústrias da região, e transformá-los em cavaco- biomassa para ser utilizado na queima em fornos industriais
Postado em 21/03/2022 2022 11:17 , Agronegócios, Energia, Infraestrutura. Atualizado em 21/03/2022 12:31
O Ministério do Meio Ambiente lança, nesta segunda-feira (21) várias medidas de incentivo a produção de biometano. A informação é do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em entrevista à Agência Brasil, neste domingo (20). Tal iniciativa cumpre parte dos compromissos firmados pelo Brasil no ano passado, durante a Cúpula do Clima (COP 26), um compromisso global de reduzir em 30% as emissões de metano na atmosfera e incentivar a economia sustentável e circular.
Segundo Leite, diversas iniciativas já são realizadas para transformar resíduos sólidos – especialmente de aves, suínos, cana-de-açúcar e os provenientes dos aterros sanitários – em biometano. De acordo com o ministro, a transformação desses resíduos reduz a quantidade de gás metano gerado por esse tipo de lixo. “É lixo virando energia, é lixo virando combustível”, comemorou.
Leite diz que as propriedades rurais estão transformando esse resíduo em biogás e utilizando em tratores, caminhões e ônibus “Você pode usar o gás gerado na própria propriedade e reduzir o custo com o diesel”, falou. Entre as medidas que serão anunciadas estão novas linhas de financiamento para crescimento verde. São R$ 400 bilhões para essa finalidade, segundo o anúncio oficial.
Exemplo no Sertão pernambucano
O Grupo Sanvale Soluções Ambientais Ltda, em Petrolina, no Vale do São Francisco, começou a picotar pallets provenientes das indústrias da região, que seriam descartados pelo término de sua vida útil, e transformá-los em cavaco- biomassa para ser utilizado na queima em fornos industriais – ninguém imaginaria que ali se plantava uma semente de uma tendência mundial: a economia circular.
A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, que se opõe ao processo produtivo linear, tradicional. No modelo circular, os resíduos de uma empresa viram insumo na produção de outra empresa. Assim se cria novas relações de fornecimento, sustentabilidade e competitividade. Também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é nutriente para um novo ciclo.
O grupo Sanvale atua em três focos : a SanVale Gestão de resíduos industrial, comércio e agrícola; a Sanpower Energias renováveis e San Vale Tecnologias no reuso da água.
*Com Agência Brasil