O protagonismo feminino nos negócios
No mês dedicado às mulheres o Jornal do Sertão edição 228, no formato digital, foi em busca dessas empreendedoras sertanejas e aqui trazemos um pouco das histórias delas.
Postado em 21/03/2022 2022 06:33 , Economia. Atualizado em 18/03/2022 07:11
No mês dedicado às mulheres o Jornal do Sertão edição 228, no formato digital, foi em busca dessas empreendedoras sertanejas e aqui trazemos um pouco das histórias delas.
Segundo o último estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano de 2019, o número de mulheres empreendedoras em território brasileiro era de 24 milhões, contra 28 milhões de homens.
Francisca Gama faz história no mercado de corretoras
A primeira de nossa lista de mulheres de negócios é a corretora de Seguros Francisca Gama, de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Com 23 anos de experiência, o sobrenome Gama é logo associado ao sucesso, sua carteira de clientes soma mais de 300 empresas, entre as quais, grupos empresariais da região.
De acordo com Francisca, a Gama Corretora de Seguros é pioneira na obtenção do certificado (regulamentação) da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Um diferencial no serviço oferecido, segundo a gestora.
A empresa atua em todo o País, porém seu começo não foi fácil. A empreendedora começou a trabalhar com 17 anos de idade, no ramo de seguros, vendendo planos de saúde. O trabalho lhe proporcionou a possibilidade de conhecer o empresário João Duque, considerado um dos expoentes investidores da cidade e o mais antigo comerciante, fundador do Grupo JDS, que tem mais de 75 anos.
Foi o executivo, à época, que lhe sugeriu uma parceria no escritório de um dos seus sobrinhos. Assim foi o primeiro passo para iniciar sua carreira solo como corretora. “João Duque me deu a maior oportunidade da minha vida. Minha gratidão é eterna”, revelou. Porém, o segmento de corretoras é ainda considerado muito machista, por isso, segundo Francisca, trilhar o caminho de empreendedora no ramo de seguros não foi fácil, mas sua determinação a fez prosperar e manter a empresa por mais de 23 anos e ser inspiração para muitas outras histórias.
Andréa Melo e a arte de aumentar a autoestima das mulheres
Andréa Melo é uma mulher determinada e sua história começou em 2013, como auxiliar de cabeleireira em Petrolina, sertão pernambucano. Após adquirir experiência, Andréa passou a atender na casa dos clientes durante quatros anos.
Foi em 2019 que a cabeleireira resolveu empreender e montar o seu próprio salão de beleza: Andrea Melo Cabelos. Nessa época, a cabeleireira conta que trabalhava com processo de alisamento, com a técnica de progressivas, mas problemas de saúde causados pelos processos químicos a lançaram para outro desafio.
Terapia capilar
No final do ano de 2019, Andrea Melo fez o curso de terapia capilar que lhe deu uma visão consciente de como promover saúde e embelezamento com longevidade e, por isso passou a trabalhar com saúde do couro cabeludo e fios saudáveis.
Hoje seu salão é especializado em cachos e recebe em média 15 mulheres por semana. “Fora as consultorias que faço pelo meu Instagram (@andreamelocabelos). Ensino minhas clientes a terem resultado de salão em casa, adquirindo produtos de qualidade”, expôs.
Andréa conta que o esposo, Gilberto Alves da Silva, passou dois anos desempregado e achava que com a sua profissão, ela não teria como assumir a família, mas diferente do que ele imaginou todas as contas estão quitadas e hoje o esposo a admira ainda mais, por sua força e determinação.
Tikinha Albuquerque: soluções inovadoras e sustentáveis para seus clientes
Natural de São Paulo, mas sertaneja de coração, a empresária Tikinha Albuquerque conta que a empresa familiar, a Edilimp foi fundada no ano de 1996, em Arcoverde, sertão pernambucano. Desde então atua no mercado de industrialização de produtos de limpeza, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para seus clientes.
De acordo com Tikinha, a Edilimp tem como filosofia de trabalho investir constantemente em pesquisas e no aperfeiçoamento dos processos produtivos, buscando sempre o mais alto padrão de qualidade, visando entregar os melhores produtos, sempre respeitando e preservando o meio ambiente.
Essa natureza de relacionamento se estende a tudo que fazem, desde os produtos que produzem aos relacionamentos que constroem. Por esse motivo, o slogan que rege a Edilimp é: Essa família é a maior limpeza!
Determinação e resiliência
Tikinha conta que o crescimento da empresa e o seu próprio se dá pela coragem, resiliência e muita determinação nesses 26 anos de existência.
“Entre o sonhar e realizar, está a ponte para atravessar, que é acreditar e fazer”, comentou, explicando que sua função na empresa é a direção executiva do negócio, onde precisa estar sempre atenta às inovações, bem como, a gestão como um todo.
A empreendedora Tikinha Albuquerque carrega com ela o seguinte lema: Fazer até dar certo! E, pelo visto, está dando, afinal são 26 anos de Edilimp. E deixa um conselho: “para empreender não existe uma fórmula, precisa entender que cada empreendimento tem suas particularidades e precisa de muita determinação, planejamento e conhecimento do que está prestes a empreender”
Eugênia Cabral e sua dedicação ao empreededorismo em Salgueiro
Eugênia Cabral, nascida em Salgueiro teve seu primeiro negócio com a venda de roupas para o público feminino, aos 27 anos de idade. Porém, com a pandemia, teve que finalizar a atividade.
Mas, acostumada a empreender, não desistiu e resolveu fazer uma pesquisa de mercado na cidade sertaneja e resolveu, mesmo no auge da pandemia, em junho de 2020, abrir um negócio completamente diferente: a panificadora Sinhazinha Delicatessen.
A trajetória de sucesso foi reconhecida ao receber o prêmio de Mulher de Destaque pelos bons serviços prestados. “Para empreender é necessário dedicação e perseverança e muito amor no que se faz, acredito que seja esse o segredo para alcançar o sucesso”, finalizou.