Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de abril de 2024

Viagens e Turismo

O Sertão está nos detalhes! Preste atenção | Por Silvia Graciliano

A exuberância da Caatinga

Postado em 25/03/2022 2022 19:00 , Viagens e Turismo. Atualizado em 25/03/2022 21:45

Colunista

Silvia Graciliano Turismóloga pela UFPE

É quente??!! É. Mas é esse calor que te fará apreciar a sombra das árvores. E se tiver um bar perto, terão mesas embaixo dessas árvores. Sente, relaxe, deixe o suor secar, abra um espumante gelado das vinícolas locais e então, você dirá: ô sombrinha boa…

E assim você segue.

A exuberância da Caatinga

O dia vai findando, o povo vai colocando as cadeiras nas calçadas, uma brisa fresca começa a soprar, o sol vai dourando as águas do rio, e se você estiver pela caatinga, o céu vira um espetáculo de cores. 

Se alguém te oferecer uma trilha na caatinga, ou qualquer outro passeio que te leve caatinga adentro, Vá! Não perca essa oportunidade de sentir os cheiros e sons desse bioma único. E pergunte bastante. Indague, como se diz por aqui. 

 

Foto Alvaro Severo

Todo sertanejo sabe muito sobre a caatinga, suas condições climáticas e estratégias de sobrevivência. Observe a vegetação e a beleza das flores. Aliás, as flores da caatinga merecem um artigo completo, tantas são suas peculiaridades. 

 

E se você dormir na caatinga, terá uma noite inesquecível, sob um deslumbrante céu estrelado, dificilmente você verá outro igual. As temperaturas irão baixar e você nem vai acreditar no calor que sentiu durante o dia.  Em Santa Maria da Boa Vista, você pode agendar um passeio que inclui passar uma noite numa fazenda, dentro da caatinga. Programa imperdível.

As águas do velho Chico e o enoturismo

Sentar-se na beira do rio, assistir os barqueiros, o movimento das águas, o desembarque das frutas, sentir a energia vibrante das águas do Rio São Francisco são coisas que te farão conhecer os aspectos socioeconômicos de uma região que apesar dos longos períodos de estiagem, é o berço da fruticultura irrigada no estado. E as estradas vicinais são perfumadas pelos cheiros das frutas.  Faça essa experiência.

Na rota Petrolina – Cabrobó, ao entrar no município de Lagoa Grande, você chega de fato à região vinícola do Sertão do São Francisco Pernambucano. Lembra que na coluna anterior falei sobre a lista de atrativos “você precisa conhecer”? Pois então. Entre na Estrada da Uva e do Vinho, muitos atrativos por aqui, mas agora sugiro que você siga até o distrito de Vermelhos.

Enoturismo Sertão Rota do Vinho Imagem Reprodução

Uma explosão de parreirais e vinícolas enchem a caatinga de verde e construções cheias de charme fazem dessa pequena localidade um dos grandes destinos do enoturismo brasileiro. Visite a belíssima Enoteca Francesco Luigi Pérsico, primeira Enoteca pública do Brasil, que também é um Centro de Atendimento ao Turista, oferece mostras culturais, gastronômicas e informações sobre as vinícolas locais (consulte a programação). Uma imponente construção, em um local estratégico que proporciona uma linda visão da localidade dos Vermelhos. Parreirais, muitos parreirais…  

Ah, esse sertão é cheio de surpresas!