


Grupo Atan investe numa Escola de Negócios em Custódia
Objetivo do projeto é voltado para jovens a partir dos 18 anos e para adultos com e sem experiência que concluíram o ensino médio, tendo como meta a formação de mão-de-obra especializada
Postado em 18/04/2022 15:00

Ricardo Ribeiro, gerente de Projetos Corporativos do Grupo Atan/Foto: Divulgação
Desde 2021, a partir dos impactos sociais e a falta de oportunidades, principalmente entre os jovens causados pela pandemia da Covid-19, o grupo Atan ampliou suas iniciativas para formação de profissionais e valorização da mão-de-obra local, ao instituir o projeto Atan nas Escolas, direcionado para alunos de ensino fundamental e médio e, com isso, contribuir com a formação profissional e introdução ao mercado de trabalho.
O projeto “Atan nas Escolas” deu certo e a ideia foi mais além. O grupo que atua em vários segmentos da economia varejista decidiu, em plena pandemia, criar outro programa: Escola de Negócios Atan, voltado para jovens a partir dos 18 anos e para adultos com e sem experiência que concluíram o ensino médio.
“Nosso objetivo principal é qualificação e capacitação da mão-de-obra local para ocupar as oportunidades atuais e futuras no Grupo Atan, porém com o conhecimento adquirido no curso, são ampliadas as competências e as habilidades para aproveitamento em oportunidades não só de atuação no grupo mais em outros empreendimentos da região”, explicou ao JS, o gerente de Projetos Corporativos, Ricardo Ribeiro.
Banco de Talentos

“Nosso objetivo principal é
qualificação e capacitação
da mão-de-obra local para
ocupar as oportunidades
atuais e futuras”, diz Ribeiro
Além de incentivar a especialização da mão de obra local, em Custódia, no Sertão do Moxotó, e também para cidades nos arredores, o grupo busca criar um banco de talentos, daqueles estudantes que tenham experimentado ou se destacado nas disciplinas relacionadas com as principais áreas de negócio.
Na Escola de Negócios Atan são oferecidos cursos nas áreas de Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Logística, Comercial Atacado e Comercial Varejo. “As áreas foram escolhidas com base nas demandas atuais e futuras de mão-de-obra, aliada ao planejamento de crescimento do Grupo, bem como, a escassez de mão de obra local, com o mínimo de experiência”, pontuou o executivo.
Para essa primeira turma, o grupo Atan pretende iniciar a contratação de vendedores do varejo e do atacado para as novas lojas/operações que estão em andamento com previsão de inauguração em curto prazo. O Grupo vai expandir sua área de atuação e abrir cinco novas lojas de varejo e dois Centros de Distribuição (CDs).
“Estamos considerando essa primeira turma da Escola de Negócios como um Piloto para novas turmas, que poderão acontecer em Custódia, onde está instalada a Matriz do Grupo ou em outras regiões que identificarmos escassez de mão-de- -obra com as características do negócio da região”, revelou.

Crescimento na pandemia
O grupo Atan é referência na região quando os setores são varejo, atacado e logística. Atualmente é responsável pela geração direta de 215 empregos e 30 indiretos. Há mais de 24 anos, desde sua fundação na cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó, o Grupo Atan vem diversificando sua linha de atuação sendo inicialmente uma loja de móveis e eletrodomésticos, em 1997, com a marca Atan Eletro, e em 2016 houve mudança do nome para Lojas Atan.
Em 2008, o grupo constroi seu primeiro centro de distribuição, em Custódia e, em 2010, já com a marca Atan Distribuidor, começa a operar em todo o Estado.
Antes disso, em 2015, instituiu a R2 Incorporadora, para administrar seus imóveis, mas logo veio outro projeto: especializar-se em desenvolvimento urbano com a construção de imóveis residenciais e condominiais.
Com a expansão das operações Atan Distribuidor em larga escala pelo Nordeste, a estrutura cresceu, foi aberto mais um Centro de Distribuição na cidade de Campina Grande, na Paraíba em 2017. Com o espírito sempre inovador e acompanhando as tendências na gestão logística foi instituída a frota própria, com marca Levo’s, responsável pela locação de veículos e equipamentos para atender as demandas das empresas do Grupo.
“O nosso crescimento vem ocorrendo a partir de um planejamento detalhado e estruturado em alguns pilares fundamentais e necessários nos segmentos de negócio que atuamos, fortalecendo as relações com nossos fornecedores, otimizando custos com a operação com a adoção de tecnologia eficiente, além da exploração de novos mercados e públicos”, explicou Ribeiro.