Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de dezembro de 2024

Saúde

12ª UPAE no Estado vai beneficiar população de oito municípios da Mata Sul e Região Metropolitana

Unidade inaugurada nesta quarta-feira em Escada, na Mata Sul, vai beneficiar 300 mil habitantes com consultas e exames especializados

Postado em 01/09/2022 2022 11:00 , Saúde. Atualizado em 31/08/2022 15:42

A unidade será administrada pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Com um investimento de R$ 11 milhões, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Escada, na Mata Sul, a 12ª do Estado foi entregue a comunidade.

Referência na região, a UPAE beneficiará uma população de mais de 300 mil habitantes de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. Os primeiros pacientes já tiveram consultas e exames agendados, e começarão a ser atendidos a partir desta quinta-feira (01.09).

Na estrutura, a população poderá contar com médicos de diversas especialidades e exames especializados e outras unidades serão entregues ainda no mês de setembro, em Palmares e em Carpina.

Moradores do município celebraram a chegada da UPAE. “A população de Escada esperava há muito tempo por isso. Agora, a gente tem um acesso mais rápido a vários médicos, como ginecologista. Vamos poder realizar exame de mama e conseguir fazer tudo aqui. Isso é muito bom para todos que precisam. Com certeza a população vai fazer um bom uso e vai ajudar muito”, comemorou Cristiane Silva.

A unidade será administrada pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), organização social vencedora do edital para gestão e operacionalização do serviço. Ao todo, 81 funcionários atuarão no local, entre médicos, equipe multidisciplinar e profissionais da área administrativa.



Atendimento

A UPAE Escada oferece atendimento em diversas áreas, como alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, oftalmologia e nefrologia. Além disso, vai atuar na reabilitação de pessoas com sequelas da infecção pela Covid-19.

No setor de diagnóstico, serão realizados todos os exames de suporte às clínicas existentes, como radiologia, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, mamografia e USG Geral e Doppler. Haverá também atendimento com profissionais das áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e farmácia.