12ª UPAE no Estado vai beneficiar população de oito municípios da Mata Sul e Região Metropolitana
Unidade inaugurada nesta quarta-feira em Escada, na Mata Sul, vai beneficiar 300 mil habitantes com consultas e exames especializados
Postado em 01/09/2022 2022 11:00 , Saúde. Atualizado em 31/08/2022 15:42
Com um investimento de R$ 11 milhões, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Escada, na Mata Sul, a 12ª do Estado foi entregue a comunidade.
Referência na região, a UPAE beneficiará uma população de mais de 300 mil habitantes de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. Os primeiros pacientes já tiveram consultas e exames agendados, e começarão a ser atendidos a partir desta quinta-feira (01.09).
Na estrutura, a população poderá contar com médicos de diversas especialidades e exames especializados e outras unidades serão entregues ainda no mês de setembro, em Palmares e em Carpina.
Moradores do município celebraram a chegada da UPAE. “A população de Escada esperava há muito tempo por isso. Agora, a gente tem um acesso mais rápido a vários médicos, como ginecologista. Vamos poder realizar exame de mama e conseguir fazer tudo aqui. Isso é muito bom para todos que precisam. Com certeza a população vai fazer um bom uso e vai ajudar muito”, comemorou Cristiane Silva.
A unidade será administrada pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), organização social vencedora do edital para gestão e operacionalização do serviço. Ao todo, 81 funcionários atuarão no local, entre médicos, equipe multidisciplinar e profissionais da área administrativa.
Atendimento
A UPAE Escada oferece atendimento em diversas áreas, como alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, oftalmologia e nefrologia. Além disso, vai atuar na reabilitação de pessoas com sequelas da infecção pela Covid-19.
No setor de diagnóstico, serão realizados todos os exames de suporte às clínicas existentes, como radiologia, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, mamografia e USG Geral e Doppler. Haverá também atendimento com profissionais das áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e farmácia.