Época de páscoa se torna um grande aliado do comércio
Consumidores de Pernambuco esperam que a páscoa traga a celebração religiosa e acessibilidade financeira nos preços de chocolates
Postado em 04/04/2023 2023 15:14 , Economia. Atualizado em 04/04/2023 15:19
A Páscoa é uma das principais festas cristãs, é um momento de reflexão e reunir famílias e amigos. A Páscoa é uma época de grande oportunidade para o comércio, na qual os comerciantes aproveitam o momento para aumentar suas vendas e lucros.
Ovos de Páscoa é uma das principais fontes de receita para as empresas durante o período de Páscoa, a venda de ovos de Páscoa tem aumentado ao longo dos anos, com as empresas de chocolate investindo em novos produtos e embalagens para atrair os consumidores. Além disso, os empreendimentos também seguem investindo em campanhas de marketing para promover seus produtos e aumentar as vendas. Outros fatores que contribuem para o aumento das vendas de ovos de páscoa incluem a oferta de descontos e promoções, a disponibilidade de produtos em diferentes formatos e tamanhos, e a criação de novos sabores e recheios.
O bacalhau é tradicionalmente servido na Páscoa na maioria dos países de língua portuguesa e segue sendo um prato que remonta ao século XVI, quando os portugueses começaram a comer como parte de sua dieta. O bacalhau é um peixe salgado e seco que é preparado de várias maneiras, como assado, cozido, frito ou em sopas.
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), há uma expectativa de crescimento de 2,8% no volume de vendas do varejo na Páscoa de 2023. A sexta data comemorativa mais importante do ano para o comércio brasileiro será celebrada à luz de uma queda na inflação dos chocolates (-0,11%) e de um avanço nos níveis de preços do bacalhau (+3,7%), no comparativo com o mês janeiro de 2023. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco – Fecomércio PE, espera-se que o volume de vendas em Pernambuco atinja R$49 milhões, segundo o recorte local dos dados coletados pela CNC Quando relacionados ao ano passado, os preços dos itens alimentícios à base de cacau apresentaram um acréscimo de 15,8% para os chocolates em barra e 10,7% para chocolates em pó, e um aumento de 13,7% para o bacalhau. Esses percentuais foram verificados na cidade de Recife (PE).
Os consumidores de Pernambuco esperam uma Páscoa que atenda tanto à celebração religiosa quanto às suas condições financeiras. Com a expectativa de crescimento nas vendas na Páscoa de 2023, o comércio local pode se beneficiar não apenas das vendas de alimentos e bebidas, mas também de embalagens e decorações da festividade, assim como a fabricação caseira de chocolates e ovos de Páscoa, fortalecendo os micros e pequenos empreendedores e agradando consumidores da região que buscam alternativas mais econômicas para presentear.
Foto reprodução