Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de fevereiro de 2024

Cultura

Semana Santa e a tradição de comer peixe e tomar vinho

Preparamos algumas dicas para seguir a tradição cristã nesta páscoa

Postado em 05/04/2023 2023 13:34 , Cultura. Atualizado em 05/04/2023 13:34

Jornalista ,

Divulgação

 

 

A Semana Santa é um período de grande importância para os cristãos, marcado por celebrações e momentos de reflexão. Por isso, muitas pessoas optam por não consumir bebidas alcoólicas durante esse período. No entanto, para aqueles que desejam aproveitar o momento para degustar um bom vinho, existem algumas opções interessantes.

É essencial que se escolham vinhos com taninos baixos e boa acidez, como os que são elaborados com a uva Pinot Noir, pois são ótimas opções para acompanhar as refeições da Semana Santa. 

Para aqueles que desejam experimentar algo diferente, os vinhos brancos jovens e sem passagem por barrica, aromáticos ou não também são uma ótima opção. Os brancos da região de Vinhos Verdes, em Portugal, são ótimos para acompanhar pratos mais leves, como saladas e frutos do mar. 

Independentemente da escolha, é importante lembrar que o consumo de álcool deve ser feito com moderação. Assim, é possível aproveitar a Semana Santa para degustar um bom vinho e ainda assim manter o respeito às tradições religiosas.

Paula Theotonio é jornalista, creator, fotógrafa e sommelière com formação pelo IF-Sertão e certificação em vinhos WSET 2. Atualmente é proprietária da PATH Comunicação e sócia da Oxe Vinhos, loja e bar de vinhos brasileiros com sede em Petrolina-PE.

Segundo  Paula Theotonio, proprietária da PATH Comunicação e sócia da Oxe Vinhos, loja e bar de vinhos brasileiros com sede em Petrolina-PE, o vinho Chardonnay, Semillon, Alvarinho ou qualquer vinho branco com passagem por barricas de carvalho é o mais indicado para acompanhar o bacalhau,  pois quando ele envelhece em madeira, passa por processos que agregam corpo, além de notas de baunilha e amanteigadas, essa transformação faz com que o vinho branco amadeirado seja ideal para essa harmonização. 

Já que estamos falando do vinho com o bacalhau, deixamos abaixo uma receita de bacalhau com Nata do chef Felipe Zoby:

Felipe Zoby

Rendimento: 6 porções 

Ingredientes:

1kg de posta de bacalhau dessalgada

1L de leite

1 folha de louro

3 cravos-da-índia 

5 grãos de pimenta do reino

3 cebolas grandes cortadas em juliene

5 dentes de alho laminados

Azeite q.b.

4 batatas inglesas cortadas em cubinhos pequenos (cerca de 2×2 cm)

Óleo para fritar q.b.

2col. de sopa de manteiga

2col. de sopa de farinha de trigo

1 pote de nata

Noz moscada ralada a gosto


 

 


Modo de preparo:

  1. Ferva o leite, com a folha de louro, os cravos e os grãos de pimenta. Desligue assim que levantar fervura, coloque o bacalhau e deixe tampado por 15min. Separe o bacalhau em lascas e peneire o leite.
  2. À parte refogue a cebola e o alho, com azeite até ficarem bem caramelizados.
  3. Em outra panela frite as batatas em óleo até ficarem douradas.
  4. Para o molho branco, em uma panela, misture a manteiga com a farinha e vá adicionando o leite do bacalhau até que fique um creme bem aveludado. Finalize com a nata e noz moscada ralada.
  5. Junte o bacalhau ao refogado de cebola e alho. Depois agregue as batatas escorridas e incorpore metade do creme de natas.
  6. Em uma travessa disponha o bacalhau, cubra com o restante do creme e leve ao forno até gratinar. Opcional, antes de levar ao forno, polvilhar queijo muçarela ou parmesão ralados.

Receita: @Quintasgourmet

Foto reprodução