Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de março de 2024

Educação

Comunicação, uma ponte para atingir metas de sustentabilidade

Já imaginaram um mundo sem a comunicação?

Postado em 12/04/2023 2023 21:58 , Educação. Atualizado em 13/04/2023 00:16

Jornalista ,

 

 

Já imaginaram um mundo sem a comunicação? Impossível, concordam? E, em tempos de mudanças climáticas, de urgência de alcance de metas de sustentabilidade, a comunicação é uma ferramenta crucial para as organizações, empresas, comunidades e todo o ambiente de convivência entre as pessoas.

Por meio de uma comunicação assertiva é possível conscientizar funcionários, clientes, parceiros, sobre a importância de práticas sustentáveis, engajando-os em ações concretas para preservar o meio ambiente.

Clara e transparente

Numa empresa, por exemplo, independente do seu tamanho, essa comunicação deve ser conduzida de forma clara e transparente sobre suas políticas e práticas ambientais. 

Sendo assertiva e efetiva, pode ajudar a construir uma imagem positiva e aumentar a fidelidade com seus stakeholders, que tendem a escolher marcas que compartilham de seus valores ambientais.

Um dos caminhos a serem seguidos, em minha opinião, ao longo de mais de 30 anos de profissão é investir numa permanente estratégia de comunicação interna, focada nos colaboradores, para que se sintam acolhidos e prestigiados, alinhados com a missão e visão da empresa em relação à sustentabilidade.

Isso pode ser alcançado por meio de treinamentos internos, para que se sintam parte dos compromissos elencados pelas organizações.. 

Por exemplo, engajar os colaboradores a adotarem práticas sustentáveis no dia a dia da empresa, reduzindo o consumo de energia, água e outros recursos. Nasce aí o sentimento de pertencimento. Ao adquirirem esse pertencimento, os colaboradores, tornam-se também replicadores das boas práticas. 

Mas a comunicação não deve se limitar apenas à divulgação de boas práticas. É fundamental que as empresas sejam transparentes e honestas sobre seus impactos ambientais, reconhecendo seus desafios e falhas e mostrando-se comprometidas em melhorar suas condutas. 

Isso, sem dúvida, pode ajudar a construir uma imagem mais autêntica, gerando maior engajamento por parte dos seus stakeholders.

Quais seriam algumas estratégias

Primeira pergunta que faria: quais são os objetivos do ambiente em que você se insere

Existem objetivos claros e mensuráveis, como exemplos simples, redução do consumo de energia, diminuição de resíduos ou uso de materiais mais sustentáveis?. 

Outro bom questionamento: identificar o público-alvo.Todo mundo tem isso em mente. Saber quem são nossos clientes, funcionários, fornecedores e investidores, nosso entorno, e como cada um deles pode ser impactado pelas ações de sustentabilidade da empresa. 

Com essa compreensão, é possível adaptar a mensagem e a estratégia de comunicação para cada público, tornando-a mais relevante e efetiva.

Escolher os canais de comunicação adequados: a escolha dos canais de comunicação é fundamental para atingir os públicos-alvo de forma efetiva.

É possível com o avanço das ferramentas de Tecnologia utilizar diversos canais, como mídias sociais, e-mails, newsletters, eventos, campanhas internas e externas, murais, grupos de whatsapp. Tudo depende de o quê, a quem e como você quer passar essa informação. Tecnologia está aí para apoiar as decisões.

Nesse sentido, o sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, da comunidade, que falei logo no início desta coluna é fundamental, pois eles são, em princípio, o nosso público-chave na estratégia de comunicação.

Em síntese, uma estratégia assertiva de comunicação para atingir metas de sustentabilidade deve ser bem planejada, envolvendo objetivos claros, público-alvo, mensagem consistente, canais de comunicação adequados, engajamento dos funcionários e avaliação dos resultados. 

Com uma estratégia bem definida, a empresa pode construir uma cultura de sustentabilidade e engajar seus públicos-alvo na construção de um futuro mais sustentável.