É preciso divulgar a marca, para que as pessoas possam conhecer e se inspirar nela
As pessoas nos conhecem pela forma como nos divulgamos, isso é marketing, mas nos escolhem pela essência do que somos, isso é branding. Percebem como os dois conceitos estão intimamente relacionados, muitas vezes até confundidos?
Postado em 14/06/2023 2023 16:39 , Educação. Atualizado em 14/06/2023 16:39
Ao longo dessa série de artigos sobre Personal Branding, aqui no JS, estou tendo a oportunidade de mostrar o passo a passo para uma boa gestão da marca pessoal, e eu não me canso de falar dos benefícios que traz para a nossa vida, profissional e pessoal. Estou apresentando a minha metodologia, onde defendo que o Personal Branding está apoiado em 4 pilares: Identidade, Estratégia, Imagem e Divulgação, e aqui vamos nos ater ao quarto deles, que versa sobre a importância de divulgar a nossa marca da maneira mais eficiente possível, para que sejamos reconhecidos como referência naquilo que nos planejamos ser.
Vamos iniciar com a seguinte afirmação: as melhores estratégias de marca (branding) geralmente ganham visibilidade porque possuem boas estratégias de marketing e as melhores estratégias de marketing são mais impulsionadas por aqueles que possuem boas estratégias de marca. Depois de tudo o que você já leu aqui no JS sobre marca pessoal, isso faz sentido para você?
Antes de seguirmos adiante, vale a pena frisar que as redes sociais representam uma revolução no tocante à democratização da mídia, e são ambientes utilizados para estabelecer e manter relacionamentos. Sendo assim, se você que está trabalhando a gestão da sua marca pessoal e deseja divulgá-la de forma eficiente e com baixo custo, deve, antes de tudo, saber que ter presença nas redes sociais é essencial para manter relacionamento com clientes, divulgar o seu produto ou serviço, bem como criar e compartilhar conteúdo para, a partir disso, obter ótimos resultados. Porém é preciso que o conteúdo seja relevante e em conexão com o propósito do negócio, para que o retorno seja positivo. Nesse sentido, publicações, comentários, fotos, curtidas, compartilhamentos etc. devem estar alinhadas com a imagem a ser projetada – pois é ela que influenciará a criação da reputação. Por isso é de fundamental importância que a imagem online esteja totalmente alinhada com a imagem presencial, ou offline, para representar autenticidade e gerar credibilidade.
Na era do “cancelamento”, em que estamos vivendo, certamente é prudente que o bom senso indique o “tom” de tudo o que seja publicado, pois representa a sua identidade. Esse cuidado na gestão da presença online se faz relevante atualmente, pois, cada vez mais, somos “julgados e condenados” por cada ação e reação nas redes, além disso, antes mesmo de se conhecer alguém pessoalmente, há quem pesquise o nome dessa pessoa em ferramentas de busca e ali já ocorre a primeira impressão sobre o que seria sua marca pessoal.
Existem várias redes disponíveis: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, TikTok, LinkedIn, entre outras, cada uma delas com públicos e comportamentos bem específicos. Entender o valor de cada uma delas, bem como as formas de alavancar a sua marca e envolver a audiência, é o que vai garantir o sucesso da divulgação da sua marca. Todavia, nunca se esqueça da importância do bem utilizar. Não queira ganhar clientes, curtidas, comentários e interações a qualquer custo, lembre-se das armadilhas e penalidades que citei lá no início. Nunca é demais lembrar que não importa quantos seguidores você tenha nas redes sociais ou o tamanho da sua audiência – se eles não acreditarem em você, não farão negócio com você. Simples assim.
E para finalizar, lembro que, embora menos impactantes, as formas tradicionais de divulgação não devem ser abandonadas, e que a nossa comunicação deve ser omnichannel, para que o conteúdo da nossa marca possa ser captado nos mais diversos canais e formatos, e por muito mais pessoas.
Se você gostou e deseja se aprofundar um pouco mais no Personal Branding, recomendo a leitura do meu livro: Você é a Sua Marca, lá eu desenvolvo, de forma bem didática, o passo a passo para uma eficiente gestão da sua marca. Entra em contato com a direção do jornal para saber como adquirir ou nas minhas redes: @wiltonvianajr.