Arte e história se encontram na exposição “Os Vasos e o Oleiro”, que homenageia o trabalho dos oleiros de Tracunhaém
A mostra foi aberta no dia 20 às 17h, no Museu de Ciências Naturais da Universidade Católica de Pernambuco ( Museu Unicap) e segue até dezembro. A exposição fotográfica fez parte da programação da 17º edição da Primavera dos Museus, evento que acontece em rede nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus,(IBRAN).
Postado em 26/10/2023 2023 13:23 , Cultura. Atualizado em 25/10/2023 17:43
Exposição “Os Vasos e o Oleiro”: Trazendo Sensibilidade ao Trabalho dos Oleiros de Tracunhaém
A mostra apresenta imagens fotográficas coloridas e uma sonoplastia composta por entrevistas realizadas pelo jornalista Julio Cesar, oferecendo um olhar sensível sobre o trabalho dos oleiros nas olarias de Tracunhaém. É uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de alguns ceramistas e sua arte.
A mostra foi aberta no dia 20 às 17h, no Museu de Ciências Naturais da Universidade Católica de Pernambuco ( Museu Unicap) e segue até dezembro. A exposição fotográfica fez parte da programação da 17º edição da Primavera dos Museus, evento que acontece em rede nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus,(IBRAN).
As imagens refletem aspectos estéticos dessa tecnologia milenar, trazendo um recorte na temporalidade da atividade artística dos ceramistas pernambucanos em um contexto regional. As fotografias revelam a diversidade cultural da cerâmica de barro produzida em um dos mais representativos centros de fabrico de cerâmica utilitária e decorativa no Brasil, reconhecido por lei estadual como a Capital do Artesanato em Cerâmica.
A cidade, que fica na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem na sua génese a cultura da cerâmica. Uma herança da comunidade indígena que existiu naquela região, posteriormente surgindo as olarias no período colonial fabricando as mais diversas utilidades humanas.
A exposição com teor jornalístico, traz informações e a arte dos oleiros em suportes imagéticos e áudios evidenciando ao público a resistência das olarias na produção de jarras, potes, filtros, telhas, panelas, dentre outras formas.
A narrativa conceitual expositiva, reflete a importância da cerâmica na vida social , religiosa e comercial, a resistência dessas utilidades feitas em barro diante as transformações tecnológicas com uso de outras matérias primas como o plástico e o alumínio que influenciaram na criação dos oleiros reinventando as suas peças, mantendo também a tradição e os costumes étnicos .
Julio Cesar é um fotógrafo com experiência como curador de exposições de arte cerâmica em vários órgãos públicos, incluindo o Palácio da Justiça, Tribunal Regional Federal 5ª Região e Fórum Tomaz de Aquino. Ele também realizou exposições de fotografia e arte sustentável no Palácio Joaquim Nabuco (ALEPE) e no Centro de Artesanato de Pernambuco.
Serviço:
Exposição Os Vasos e o Oleiro
Curadoria: Julio Cesar
Local: Museu de Arqueologia e Ciências Naturais (Museu Unicap)
Avenida Oliveira Lima , 834
Entrada: gratuita,
Aberto: de terça a sexta de 9h às 16h e sábados de 9h às 12h
Realização Museu de Arqueologia e Ciências Naturais (Museu Unicap)
Contato Julio Cesar de Araujo: 9.95672923