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Pernambuco, 26 de fevereiro de 2024

Ciência e Tecnologia

Superando barreiras e a exclusão social na educação através das IAs

A inclusão digital, entendida como o acesso equitativo e apropriado às tecnologias da informação e comunicação, é um pilar fundamental para combater a exclusão social na educação

Postado em 03/01/2024 2024 16:00 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 03/01/2024 16:00

Colunista

Hilton Rocha

A revolução tecnológica do século XXI trouxe consigo não apenas avanços em campos tradicionais, mas também uma oportunidade sem precedentes de promover inclusão social por meio da educação. Neste cenário, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, capaz de transformar o cenário educacional e criar pontes onde antes existiam barreiras.

A inclusão digital, entendida como o acesso equitativo e apropriado às tecnologias da informação e comunicação, é um pilar fundamental para combater a exclusão social na educação. Em muitos contextos, grupos específicos, como pessoas com deficiência, estudantes de comunidades marginalizadas ou aqueles com necessidades educativas especiais, enfrentam desafios significativos para acessar recursos educacionais adequados. A IA, com sua capacidade de personalização, adaptação e resposta rápida, surge como uma solução promissora para superar essas barreiras.

Um dos aspectos mais impactantes da IA na educação é sua capacidade de personalização. Por meio de algoritmos avançados e análise de dados, as plataformas de IA podem adaptar-se às necessidades individuais dos alunos, proporcionando experiências de aprendizagem sob medida. Para estudantes com necessidades especiais, isso significa a oportunidade de receber um ensino adaptado às suas habilidades, interesses e ritmos de aprendizagem, promovendo a autonomia e a autoestima.

Além disso, a IA também atua como um promotor de aproximação social entre os indivíduos vistos como “especiais” dentro do ambiente escolar. Ao fornecer ferramentas e recursos adaptados, a IA capacita esses alunos a participarem ativamente das atividades educacionais, desenvolvendo habilidades sociais, cognitivas e emocionais essenciais para sua integração plena na sociedade.

A importância da IA como instrumento de inclusão vai além da personalização do ensino. Ela também oferece oportunidades para ampliar o acesso a recursos educacionais de alta qualidade em áreas remotas ou economicamente desfavorecidas. Plataformas de IA podem disponibilizar conteúdos educacionais diversificados, interativos e adaptáveis, alcançando estudantes em diferentes contextos geográficos e socioeconômicos, reduzindo assim as disparidades educacionais.

No entanto, é crucial abordar essa integração da IA na educação com uma abordagem ética e responsável. A implementação de tecnologias de IA deve ser acompanhada por políticas claras de proteção de dados, garantindo a privacidade e a segurança dos alunos. Além disso, é essencial garantir que a tecnologia seja utilizada como uma ferramenta complementar, apoiando e enriquecendo a prática educacional, e não substituindo a interação humana e a pedagogia centrada no aluno.

Outro ponto fundamental é o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores. A eficácia da IA na promoção da inclusão digital e social na educação depende, em grande medida, da capacidade dos professores de integrar de forma significativa essas tecnologias em suas práticas pedagógicas, garantindo que elas atendam às necessidades individuais dos alunos e promovam um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor.

Querendo concluir esta reflexão sem, no entanto, esgotar as muitas e possíveis discussões sobre a temática, ainda se pode afirmar que a Inteligência Artificial possui um potencial transformador na educação porque pode ser vista como um terceiro braço que amplia o alcance dos objetivos. Ao personalizar o ensino, ampliar o acesso a recursos educacionais de qualidade e criar oportunidades de aprendizagem significativas para todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades especiais, a IA está redefinindo o que é possível no cenário educacional contemporâneo.

É ainda a ponta do “iceberg” diante de um mundo de possibilidades que, a cada dia, se mostram mais e mais atrativas para desencadear novas metodologias de alcance social. A Inteligência Artificial, certamente, ainda promoverá mudanças significativas para todos aqueles que quiserem avançar na busca do conhecimento. Sem sombra de dúvida, a escola estará envolvida nas futuras mudanças tecnológicas que facilitarão e aproximarão afiadas ferramentas de acesso à educação viável a todos. É um direito. É uma constante conquista.