Sebrae abre inscrições para capacitação de produtoras rurais em fabricação de derivados da banana
A iniciativa conta com um investimento de R$ 500 mil. Para garantir a inscrição, é necessário apresentar documentos como o Certificado da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também são válidos documentos de registro do imóvel rural, a exemplo do Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Postado em 10/01/2024 2024 05:09 , Agronegócios. Atualizado em 09/01/2024 14:24
A cadeia produtiva da banana é uma das mais fortes do estado de Pernambuco. Anualmente, o estado produz cerca de 400 mil toneladas da fruta, e a região do Sertão do São Francisco se destaca por realizar este cultivo de forma irrigada. No intuito de aproveitar esse mercado, a Unidade Sebrae Sertão do São Francisco, sediada em Petrolina, abre inscrições para capacitar 30 produtoras rurais no beneficiamento e na comercialização de cinco produtos derivados da banana. Podem participar da qualificação agricultoras de Santa Maria da Boa Vista, incluindo o distrito de Fulgêncio, que já trabalham com a produção da fruta ou que desejem trabalhar apenas com o beneficiamento.
Projeto
Essa ação integra o Projeto Bananicultura desenvolvido pelo Sebrae/PE em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A iniciativa conta com um investimento de R$ 500 mil. Para garantir a inscrição, é necessário apresentar documentos como o Certificado da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também são válidos documentos de registro do imóvel rural, a exemplo do Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
“A banana in natura possui um ciclo de vida curto, ela amadurece e perece rápido. Quando beneficiado, o produto ganha mais qualidade e valor agregado. A meta é criar cinco novos produtos e garantir que ao menos 50% das participantes se envolvam na comercialização dos produtos beneficiados”, explica a analista do Sebrae/PE, Heloísa Nóbrega.
A capacitação, com duração de oito meses, envolve desde técnicas de aperfeiçoamento da produção da fruta no campo até a criação dos novos produtos e realização das primeiras vendas. Na primeira etapa, as produtoras vão conhecer formas de aprimorar a qualidade da banana, melhorando o cultivo de campo. Em seguida, a capacitação focará na prospecção de mercado com foco no desenvolvimento de cinco produtos para venda e no levantamento de equipamentos para o beneficiamento. As fases finais envolvem conhecimentos sobre acabamento do produto, compreendendo rotulagem, informação nutricional e código de barras, e técnicas de marketing.
Inscrições podem ser realizadas por meio do número 87 2101 8901 WhatsApp.
Fonte Ascom Sebrae | Adriana Amâncio