Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Cultura

Garanhuns se rende ao compasso do jazz e desponta como o melhor refúgio musical durante o carnaval

Evento será realizado no período de 10 a 13 de fevereiro, e vai reunir diversas atrações do jazz, blues e instrumental

Postado em 02/02/2024 2024 10:30 , Cultura. Atualizado em 03/02/2024 09:41

Garanhuns se rende ao compasso do jazz e desponta como o melhor refúgio musical durante o carnaval

O Festival de Jazz de Garanhuns é mais do que um evento; é uma celebração da música e da cultura. É a escolha ideal para aqueles que buscam uma pausa da agitação do carnaval e desejam apreciar boa música. Com uma fusão empolgante de jazz e blues, o festival proporciona um ambiente vibrante e animado. As melodias que ecoam, os solos de guitarra e os ritmos cativantes oferecem uma experiência memorável que ressoa profundamente em todos os presentes. Além da música, o festival destaca uma diversidade de culinária, arte e artesanato local, tornando-o uma celebração abrangente da cultura de Garanhuns. Se você procura por uma experiência musical emocionante e envolvente, o Festival de Jazz de Garanhuns é um evento que não pode ser ignorado.

Artistas locais e renomados músicos nacionais e internacionais se reúnem para compartilhar seus talentos e proporcionar momentos de pura magia musical. da Guitarra ao Baixo, cada nota ecoa como uma narrativa, contando histórias de paixão, melancolia e alegria.

Vários artistas, incluindo Marcel Powell, Cláudio Infante, George Israel e Leo Gandelman, irão se apresentar no festival, trazendo diferentes estilos musicais reconhecidos no cenário musical brasileiro. Todos os artistas têm carreiras de sucesso.

Este  ano o Festival contará com shows gratuitos na Praça Mestre Dominguinhos e a presença de mais de 40 artistas nacionais e internacionais.

O JS teve o privilégio de entrevistar os organizadores do festival, Giovanni Papaléo e Jackson Rocha Júnior,

Giovanni Papaléo

JS | Quais são os principais elementos que você acredita que contribuíram para o sucesso contínuo do festival ao longo dos anos?

Giovanni Papaléo | Música de qualidade é um grande impulsionador do turismo em nível mundial e Pernambuco não seria exceção. Além disso, é sabido que mais de 50% da nossa população não quer brincar o carnaval tradicional.

JS | Quais são os aspectos mais gratificantes de organizar um festival de jazz que se tornou uma tradição no carnaval e no agreste?

Giovanni Papaléo | É um desafio trazer para nossa terra uma novidade como um festival de Jazz. A grande satisfação é incluir Pernambuco no seletíssimo circuito de shows internacionais de Jazz e Blues.

JS |Como você mantém a relevância e o interesse do público em um evento que já existe há tanto tempo?Como você mantém a relevância e o interesse do público em um evento que já existe há tanto tempo?

Giovanni Papaléo | Mesclando atrações de alto nível cultural com atrações mais conhecidas e populares, mas sempre evitando recorrer ao óbvio e ao fácil, e nunca incluindo “fuleiragem music” na nossa programação de shows.


Jackson Rocha Júnior, diretor da Promundo e produtor do festival.

JS | Qual o papel  do festival de jazz na promoção da cultura e da arte no Agreste de Pernambuco?

Jackson Rocha | festival, dentre tantos atributos, tem o de fazer um verdadeiro intercâmbio cultural. Assim como nas edições anteriores, iremos colocar no mesmo palco artistas do Agreste junto com artistas do cenário nacional e internacional, como será no caso do dia do “Guitar Night”. Acreditamos que isso incentiva novos talentos e incrementa culturalmente o nosso cenário.

JS | Como você lida com as expectativas crescentes do público e mantem o alto padrão do festival?

Jackson Rocha | Com a experiência de décadas em produção cultural, a gente acaba conhecendo e sendo conhecido por todo o cenário nacional de artistas e procuramos estar sempre antenados com o que acontece nos melhores festivais de Jazz e Blues no mundo, sendo assim, procuramos estar sempre um passo à frente em cada edição.

“A mensagem que eu gostaria mesmo de mandar para quem está no Sertão é: venham para o Garanhuns Jazz Festival, estamos trabalhando para entregar, além de um festival democrático, gratuito, uma experiência única, com atrações incríveis, momentos mágicos de shows inesquecíveis em um ambiente familiar, seguro, confortável, com um clima maravilhoso como o da cidade de Garanhuns”, Jackson Rocha.

 

A programação contempla artistas do jazz, blues, instrumental, erudito e cultura popular. Entre os vários nomes que compõem a grade estão: Gilson Peranzzetta (RJ), Marcel Powell (RJ), Nasi (SP) – Vocalista do Ira!, André Youssef (SP), George Israel (RJ), Roberta Campos (RJ), Cláudio Infante (RJ), Serial Funkers (SP), Leo Gandelman (RJ), Uptown Band (PE), Ivan Barreto (RJ) – Vencedor do The Voice Brasil 2023, Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA).

Confira a programação completa do Garanhuns Jazz Festival 2024:

Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ), com Betto do Bandolim (PE), Bozó Sete Cordas (PE), Valéria Santos (PE) e Bruno Fonseca (PE)

21h30
Nasi (SP) (Vocalista do Ira!) com André Youssef (SP) e Rodrigo Morcego Trio (PE)

23h
George Israel (RJ) e Roberta Campos (RJ) cantam Kid Abelha com Cláudio Infante (RJ)

Domingo, 11 de fereveiro

19h
Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ) (Tributo a Sebastião Tapajós)

20h30
Vintage Pepper (PE) e Jefferson Gonçalves (RJ)

22h
Os Valvulados (PE) e Marília Ferro (PE)

23h30
Serial Funkers (SP)

Segunda-feira, 12 de fevereiro

19h
BasSax (PE) toca Sinatra e Jobim com Paty Carlos (PE)

20h30
Tributo a Miles Davis com o Clube do Jazz de Maceió (AL)

22h
Leo Gandelman (RJ) e Claudio Infante (RJ)

Uptown Band (PE) convida Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023), com Duo Naipe Metais (PE)

Terça-feira, 13 de fevereiro

19h
Fábio Aladdin Trio (PE) e Karla Cybele (PE)

20h30
Guitar Night em Tributo a Greg Wilson: com Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA), Olegário Lucena (PE)

22h
Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA)

23h30

Tributo a Ray Charles com Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023) e Serial Funkers (SP)

 

O Garanhuns Jazz Festival 2024 é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta ainda com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais, produção executiva da empresa Promundo e apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).