Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 09 de abril de 2024

Cultura

Governo de Pernambuco abre inscrições para artistas e grupos culturais no Ciclo Junino 2024

As inscrições abertas entre os dias 5 e 28 de março, pelo Mapa Cultural de Pernambuco, aceitará que artistas, grupos e coletivos sejam representados por MEI 

Postado em 04/03/2024 2024 14:34 , Cultura. Atualizado em 04/03/2024 14:37

 

Governo de Pernambuco abre inscrições para artistas e grupos culturais no Ciclo Junino 2024 Divulgação ASCOM PE

É época de fogueiras, forró no terreiro, milho assado, quadrilhas e todas as brincadeiras que marcam a tradicional festa de São João em Pernambuco. Para preservar as tradições culturais desse evento em todas as doze regiões do estado, o Governo de Pernambuco lançou o edital do Ciclo Junino 2023. O objetivo da convocação, divulgada na quinta-feira (29), é receber propostas de artistas e grupos culturais interessados em participar das festividades juninas nos municípios pernambucanos.

As inscrições abertas entre os dias 5 e 28 de março, pelo Mapa Cultural de Pernambuco, aceitará que artistas, grupos e coletivos sejam representados por MEI 

Em resposta a mais um pedido dos agentes culturais do Estado, o Governo de Pernambuco aumentou o número máximo de apresentações no Ciclo Junino 2024 para até seis para as categorias Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversas, Quadrilha Junina e Trios Pé-de-Serra.

 Um dos principais pleitos atuais da classe artística. Há também, neste edital, o atendimento à atualização da Lei das Contratações (Lei 14.104/2010), que foi divulgada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no começo do ano.

Serão aceitas propostas em seis categorias: Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversa, Música de Difusão de Repertório Junino, Trios Pé-de-Serra, Quadrilha Junina e Outros Gêneros Musicais. 

O processo de habilitação das inscrições será realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validará se a proposta está em consonância com a categoria em que foi inscrita. 

Podem participar do edital atrações de Pernambuco; ou que comprovem domicílio no Estado há, pelo menos, um ano (a contar da data de inscrição neste edital); ou que tenham o título de cidadania pernambucana concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os proponentes podem se inscrever como Pessoa Física (desde que maiores de 18 anos), Microempreendedor Individual (MEI) ou Pessoas Jurídicas, desde que se enquadrem em algumas regras determinadas pelo edital. 

No caso de inscrição como Microempreendedor Individual, não será possível se candidatar na categoria Dança, pois não existe CNAE compatível com a atividade. 

É fundamental a leitura completa da convocatória bem como de todos seus anexos disponibilizados na página de Editais de Incentivo do portal Cultura.PE. 

Clique aqui e confira o edital e seus anexos.