Pernambuco terá seis novos Institutos Federais
O objetivo da nova expansão da Rede Federal é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), com oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
Postado em 13/03/2024 2024 08:29 , Educação. Atualizado em 13/03/2024 11:56
Seis municípios pernambucanos serão beneficiados pelo programa de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todas as 27 Unidades da Federação.
Além de Recife, novos Institutos Federais serão construídos em Águas Belas, Araripina, Bezerros, Goiana e Santa Cruz do Capibaribe, beneficiando mais de 1,8 milhão de habitantes em Pernambuco. A rede federal no estado possui 24 campi, com cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica, incluindo níveis básico e superior. Institutos devem reservar 50% das vagas para cursos técnicos de nível médio, principalmente integrados ao ensino médio.
O objetivo da nova expansão da Rede Federal é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), com oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. O programa cria 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
ESTADOS E REGIÕES — O Nordeste é a região que receberá o maior número de novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nesta fase de expansão. Nos nove estados serão construídos 38. O Sudeste, com 27 novos campi, aparece na sequência, seguido da região Sul, com 13; do Norte, com 12; e do Centro-Oeste, com 10.
Entre os estados, São Paulo é o que tem mais municípios beneficiados, com 11 cidades sendo atendidas com a construção de 12 IFs (sendo dois na capital do estado). Minas Gerais aparece empatado com a Bahia, com oito unidades. Na sequência, aparecem Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis; depois Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, com cinco IFs.