Índice de Confiança do Empresário do Comércio despenca em março
Pesquisa revela que mais de 60% dos empresários pernambucanos estão insatisfeitos com a situação econômica do país
Postado em 09/04/2024 2024 09:28 , Economia. Atualizado em 09/04/2024 10:09
Líderes de pequenas empresas, com menos de 50 funcionários, estão otimistas em relação à contratação de novos colaboradores nos próximos meses. No setor de bens duráveis (geladeira, máquina de lavar, fogão), 66,6% dos empresários esperam um aumento nas contratações. Por outro lado, aproximadamente 42,2% planejam reduzir o número de empregados.
Já no que diz respeito aos números do Icec referentes ao mês de março, é possível observar que as grandes empresas, aquelas com mais de 50 colaboradores, mantêm um cenário pessimista em relação à situação econômica do Brasil. Aproximadamente 63,8% dos gestores empresariais afirmaram que a economia do país se encontra em declínio.
“O setor de semiduráveis sofreu uma depreciação de 5,6% no último mês, influenciado pela queda no volume de vendas do comércio ampliado em Pernambuco, conforme revelado pela Pesquisa Mensal do Comércio, elaborada pelo IBGE. Além disso, a redução do endividamento da população pode indicar uma diminuição no consumo a prazo entre os pernambucanos”, comenta Rafael Lima, Economista da Fecomércio-PE.