Vacina contra HPV será oferecida em dose única para jovens de 9 a 14 anos em Pernambuco
Informações da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo do útero, será administrada em dose única. Essa vacina está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos com idade entre […]
Postado em 20/04/2024 2024 11:13 , Saúde. Atualizado em 20/04/2024 11:13
Informações da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo do útero, será administrada em dose única. Essa vacina está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos.
Até o momento, a vacinação consistia em duas doses, porém a alteração segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) visando atingir o máximo de indivíduos imunizados antes de atingirem os 15 anos de idade. Com essa nova orientação, aqueles que foram vacinados até o dia 2 de abril são considerados totalmente imunizados.
Segundo a SES-PE, estão sendo promovidas vacinações mensais em instituições de ensino da rede estadual de Pernambuco, mediante consentimento prévio dos responsáveis legais, por meio de colaboração com as prefeituras e a Secretaria de Educação do Estado (SEE).
Junto ao Sistema Único de Saúde, é possível encontrar as vacinas contra o HPV, disponíveis nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para indivíduos com até 45 anos de idade e que se enquadram em determinados grupos de risco.
– Indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
– Indivíduos que foram alvos de violência sexual ainda não receberam a vacina contra o HPV.
– Indivíduos com câncer;
– Pacientes submetidos a transplantes de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) e de órgãos vitais (TOS);
– Indivíduos com papilomatose respiratória recorrente (PRR), com idade mínima de 1 ano, podem adquirir o medicamento mediante receita médica contendo o código CID e a devida recomendação.