Programa Qualifica PE oferece mais de 25 mil vagas gratuitas em cursos no estado
Nova chance de qualificação: abertas inscrições para modalidades Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor
Postado em 21/05/2024 2024 12:18 , Educação. Atualizado em 21/05/2024 12:21
“Lançamos hoje o Qualifica PE para garantir a qualificação profissional no Estado inteiro. O importante é que a oferta nos municípios irá seguir a vocação econômica de cada região de desenvolvimento, garantindo que estes cursos ocorram de maneira descentralizada. Agradeço a parceria com o Sistema S, através do Senac, Sebrae e Senai. É um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado nesta primeira fase para que possamos fazer Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás, dando a oportunidade de emprego e renda para nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra.
A secretária Amanda Aires planeja atender mais de 120 municípios até 2025, oferecendo qualificação profissional e empreendedora para mais de 15 mil vagas no primeiro trimestre. O objetivo é inserir as pessoas no mercado de trabalho e capacitar empreendedores de forma sustentável. O programa visa beneficiar cerca de 25 mil pessoas em 12 regiões de Pernambuco, incluindo o interior, para desenvolver as cadeias produtivas. A deputada Débora Almeida destaca a chegada das ações do governo estadual às diferentes regiões.
As ações de capacitação profissional e empreendedora incluídas no programa abrangem conteúdos direcionados aos setores de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas. A superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia Anjos, destacou que o Qualifica PE colabora com entidades já reconhecidas no mercado de trabalho, proporcionando aos jovens a chance de iniciar uma carreira. Em parceria, eles se comprometem a oferecer um ensino técnico de excelência. As formações serão conduzidas pelo Sistema S, composto pelo Senac, Sebrae e Senai. O presidente do Sebrae, Murilo Guerra, afirmou que o Sebrae e o Governo do Estado compartilham o objetivo de formalizar uma grande parte da população de Pernambuco, promovendo mais progresso e oportunidades para todos.
Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a experiência da entidade irá contribuir com a iniciativa. “É muito gratificante participar de um programa como esse. Temos quase 80 anos de experiência em qualificação com um modelo já conhecido, oferecendo maior unicidade nas formações. Parabenizo a governadora por essa importante parceria”, disse. “O Senai terá atuação no programa em 43 municípios pernambucanos. O Qualifica PE é uma importante ação para descentralizar as oportunidades de emprego”, acrescentou a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.
Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.
Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD – geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário.
Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos.
Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.