Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Educação

Programa Qualifica PE oferece mais de 25 mil vagas gratuitas em cursos no estado

Nova chance de qualificação: abertas inscrições para modalidades Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor

Postado em 21/05/2024 2024 12:18 , Educação. Atualizado em 21/05/2024 12:21

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Com o intuito de promover a inserção no mercado de trabalho da população de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou, nesta segunda-feira (20), o projeto Qualifica PE, em colaboração com o Sistema S (Senai, Senac e Sebrae). Ao todo, serão disponibilizadas mais de 25 mil oportunidades para capacitação profissional e empreendedora em todas as áreas de crescimento do Estado.

 “Lançamos hoje o Qualifica PE para garantir a qualificação profissional no Estado inteiro. O importante é que a oferta nos municípios irá seguir a vocação econômica de cada região de desenvolvimento, garantindo que estes cursos ocorram de maneira descentralizada. Agradeço a parceria com o Sistema S, através do Senac, Sebrae e Senai. É um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado nesta primeira fase para que possamos fazer Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás, dando a oportunidade de emprego e renda para nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra.

A secretária Amanda Aires planeja atender mais de 120 municípios até 2025, oferecendo qualificação profissional e empreendedora para mais de 15 mil vagas no primeiro trimestre. O objetivo é inserir as pessoas no mercado de trabalho e capacitar empreendedores de forma sustentável. O programa visa beneficiar cerca de 25 mil pessoas em 12 regiões de Pernambuco, incluindo o interior, para desenvolver as cadeias produtivas. A deputada Débora Almeida destaca a chegada das ações do governo estadual às diferentes regiões.

As ações de capacitação profissional e empreendedora incluídas no programa abrangem conteúdos direcionados aos setores de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas. A superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia Anjos, destacou que o Qualifica PE colabora com entidades já reconhecidas no mercado de trabalho, proporcionando aos jovens a chance de iniciar uma carreira. Em parceria, eles se comprometem a oferecer um ensino técnico de excelência. As formações serão conduzidas pelo Sistema S, composto pelo Senac, Sebrae e Senai. O presidente do Sebrae, Murilo Guerra, afirmou que o Sebrae e o Governo do Estado compartilham o objetivo de formalizar uma grande parte da população de Pernambuco, promovendo mais progresso e oportunidades para todos.

Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a experiência da entidade irá contribuir com a iniciativa. “É muito gratificante participar de um programa como esse. Temos quase 80 anos de experiência em qualificação com um modelo já conhecido, oferecendo maior unicidade nas formações. Parabenizo a governadora por essa importante parceria”, disse. “O Senai terá atuação no programa em 43 municípios pernambucanos. O Qualifica PE é uma importante ação para descentralizar as oportunidades de emprego”, acrescentou a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.

Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.

Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD – geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário.

Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos.

Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.