Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 09 de julho de 2024

Política

Prédios-caixão: o golaço de Raquel Lyra na RMR

Ao assinar o acordo com o governo federal que coloca um ponto final no problema dos prédios-caixão com alto risco de desmoronamento no Grande Recife, a governadora encarou um temido adversário, que durante anos nunca havia sido confrontado, e ganhou uma disputa que parecia perdida. Ganhou, não, goleou.

Postado em 13/06/2024 2024 01:48 , Política. Atualizado em 13/06/2024 02:15

Em uma partida de futebol, existem três tipos de gol: o normal, o golaço e o decisivo, que, se determinar o vencedor do jogo ou o campeão, nem precisa ser bonito. Fazer um golaço decisivo é o sonho de qualquer jogador. No campo da política, são raros os exemplos de ações que configurem em um golaço do (a) gestor (a), como fez, na última terça-feira, a governadora Raquel Lyra.

Ao assinar o acordo com o governo federal que coloca um ponto final no problema dos prédios-caixão com alto risco de desmoronamento no Grande Recife, a governadora encarou um temido adversário, que durante anos nunca havia sido confrontado, e ganhou uma disputa que parecia perdida. Ganhou, não, goleou.

O melhor de tudo é que, ao contrário de qualquer partida, de qualquer esporte, neste caso, todos saíram ganhando. Os proprietários de 431 prédios-caixão condenados receberão uma indenização quatro vezes maior do que tinham direito e serão inscritos em programas habitacionais. E os edifícios, condenados, poderão ser demolidos.

Raquel Lyra mostrou também uma habilidade política ao costurar, junto com o senador Humberto Costa, o acordo com o governo federal, que vai disponibilizar R$ 1,7 bilhão para garantir as indenizações. Ou seja, foi uma vitória construída com habilidade, paciência e trabalho em conjunto. Para sorte dos proprietários, que há anos pensavam estar num jogo perdido, não tinha como dar errado.

Apoio – O prefeito de Petrolina e pré-candidato à reeleição, Simão Durando (União Brasil), receberá apoio do PSB nesta sexta-feira. O prefeito do Recife, João Campos, e lideranças socialistas anunciarão o apoio em evento às 17h no Hotel Grande Rio. O ato contará com a presença de figuras políticas como o ex-prefeito Miguel Coelho e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho.

Linguagem – O Supremo Tribunal Federal confirmou decisões do ministro Alexandre de Moraes de suspender os efeitos de leis dos municípios de Águas Lindas de Goiás, em Goiás, e Ibirité, em Minas, que proíbem o ensino de “linguagem neutra ou dialeto não binário” nas escolas públicas e privadas. No seu voto, o relator reiterou que os municípios não têm competência para editar normas que tratem de currículos, metodologias de ensino ou modos de exercício da atividade docente, já que cabe à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Janja – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a remessa para a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, em maio deste ano, de procedimento investigativo sobre o envolvimento de dois adolescentes com a invasão de rede social da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Em dezembro de 2023, publicações com ofensas e xingamentos foram postados no perfil da primeira-dama. A Polícia Federal apresentou relatório final e a Procuradoria-Geral da República opinou pela remessa à vara especializada, uma vez que os suspeitos eram menores de 18 anos.

Inocente quer saber – O apoio de João Campos contribuirá para a reeleição de Simão Durando em Petrolina?